Sistema carcerário
Família desmente versão da Sejuc sobre morte de detento no Copemcan
Presídio de São Cristóvão registra três mortes de internos em menos de 20 dias
Cotidiano | Por Will Rodriguez 19/02/2019 09h36 - Atualizado em 19/02/2019 10h01

Familiares de Wesllen Correia dos Santos, 25 anos, encontrado morto no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, na Grande Aracaju (SE), contestam a versão apresentada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) para a morte do presidiário.

A informação inicial era de que Wesllen teria falecido na segunda-feira (18) por causas naturais. No entanto, o laudo emitido pelo Instituto Médico Legal (IML) aponta politraumatismo decorrente de ação contundente como causa da morte. Ao fazer o reconhecimento do corpo do filho, seu Everaldo Correia afirmou tê-lo visto com sinais de espancamento.

Uma foto a qual o F5 News teve acesso, mas que não será publicada em respeito à família, mostra o rosto de Wesllen parcialmente desfigurado. “Disseram que ele tinha sido levado para a enfermaria por conta de uma dor de cabeça. Mas no IML ele estava cheio de hematomas e só foi reconhecido pelas tatuagens”, disse o pai do detento em entrevista à FAN FM.

Wesllen Correia estava preso há cerca de dois anos e respondia por suposto envolvimento em um homicídio. A dona de casa Rita de Cássia Correia Santos, mãe do jovem, conta que ele deveria passar por uma audiência no próximo mês e alegava ser inocente. “Eu não o via desde quando foi preso, mas o esperava vivo e não dentro de um caixão”, desabafa ao lembrar que seu filho completaria 26 anos nesta terça-feira (19), quando está sendo sepultado.

Nesta terça, o Instituto Médico Legal (IML) mudou a causa da morte classificando-a como indeterminada. Em nota, o órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que vai “realizar exames complementares para confirmar qual foi a causa da morte e, na sequência, será confeccionado o laudo conclusivo”.

Questionada pelo F5 News se o laudo cadavérico emitido inicialmente (que aponta a morte por ação contundente) deve ser descartado pela família, a SSP não se manifestou até a publicação desta notícia.  

A Sejuc também não informou se abriu um procedimento para apurar as circunstâncias da morte de Wesllen na unidade prisional.

Recorrente

Essa é a terceira morte registrada dentro do Copemcan este mês. Nos outros dois casos, também houve desencontro de informações sobre as causas e até o momento, apenas um deles, o de Wesley Santos Silva, de 33 anos, irmão do vereador de Aracaju Anderson de Tuca, já foi esclarecido. Nesta segunda, o F5 News pediu à SSP informações sobre as investigações da morte de Marcos José Lima Queiroz, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos