Famílias alojadas sob ponte são retiradas
Cotidiano 01/10/2011 09h06As três famílias que ocuparam o espaço sob a ponte do Detran, no bairro Jabotiana, foram retiradas do local pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), nesta sexta-feira, 30. Elas foram encaminhadas para suas casas, no bairro Santa Maria, onde têm residência fixa. A ação de retirada foi comandada pela equipe do Creas Pop, ocorrendo de forma pacífica e sem o registro de tumultos.
A equipe do Creas Pop chegou ao local e iniciou o diálogo com as famílias, mostrando-lhes a importância de voltarem às suas casas para evitar que crianças e adolescentes continuassem expostos ao risco que a vida na rua oferece. Todas as três famílias têm moradia fixa, sendo que duas delas são beneficiárias do programa auxílio moradia da Prefeitura de Aracaju, que oferece ajuda no valor de até R$ 300 para o pagamento de aluguel de imóvel residencial.
As três famílias estavam acampadas sob a ponte acompanhadas de 15 menores de idade, entre crianças e adolescentes. Com elas, estava um morador de rua de 36 anos de idade, natural da cidade de Guarulhos, interior de São Paulo. Ele foi encaminhado à Central de Acolhimento da Prefeitura de Aracaju, onde ficará até ser reconduzido à sua terra natal, conforme solicitou à equipe.
A ação de retirada das famílias foi acompanhada por dois conselheiros do Conselho Tutelar do 1º Distrito, conforme informou a coordenadora do Creas Pop, Anne Caroline Barbosa, acrescentando que 19 pessoas estavam acampadas sob a ponte. Ela informou que as três famílias são chefiadas por mulheres, todas parentes, sendo duas na faixa etária de 40 anos e uma terceira, com 26 anos de idade.
A Semasc contou com o apoio da Emsurb, que assumiu o transporte dos pertences dos acampados, e da Guarda Municipal, que enviou agentes para garantir a integridade física de todos.
Fonte: PMA


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos