Famílias de ocupação protestam contra reintegração de posse em Aracaju
Sem-teto pedem ajuda do Governo para evitar despejo de terreno ocupado há quase sete anos Cotidiano | Por F5 News 05/11/2018 15h30 - Atualizado em 05/11/2018 17h41Famílias que vivem na ocupação Nova Liberdade 3, às margens da BR 235, na saída de Aracaju (SE), fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (5), na porta do Palácio dos Despachos. Os sem-teto pedem a intervenção do Estado para evitar a reintegração de posse do terreno, ocupado há quase sete anos.
O processo judicial tramita desde 2013, quando os proprietários de parte do terreno onde funcionava um antigo frigorífico obtiveram decisão favorável, mas um recurso conseguiu evitar o despejo das quase 800 famílias que vivem no local. Porém, em 2 de outubro, o juiz Cristiano José Macedo Costa, da 10ª Vara Cível, deferiu nova liminar autorizando a reintegração.
“O que pleiteamos é a possível permuta desse terreno, a desapropriação desse terreno para outro terreno do Estado, para que essas famílias possam ficar ali alojadas. Existe um problema social muito grande que precisa ser reparado e é aí que entra o Estado de Sergipe, como garantidor dos direitos sociais”, afirmou o advogado da comissão de moradores, Caio Christofani.
A outra parte da área ocupada pelo loteamento pertence ao Estado. O secretário da Casa Civil, José Carlos Felizola, recebeu uma comissão de representantes das famílias.
“A Procuradoria Geral do Estado vai peticionar os autos do processo para se tentar uma nova conciliação, com a participação da Secretaria de Inclusão Social, que ficará responsável pelo cadastramento das famílias; a Secretaria de Infraestrutura, para ver as questões de topografia e de levantamento da área e, também, com a empresa que é dona de parte da área, para que a gente possa fazer um acordo no sentido de indenizar ou fazer uma permuta de área e assim chegar a um denominador comum e regularizar aquela área para essas famílias”, disse Felizola.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos