Famílias voltam a reclamar da lentidão do atendimento no Santa Isabel
À espera, crianças apresentavam nesta manhã quadro febril, de diarreia e/ou vômito Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 21/05/2019 10h45 - Atualizado em 21/05/2019 12h24Com o atendimento restrito, o Hospital e Maternidade Santa Isabel, no bairro Santo Antônio, zona Norte de Aracaju, continua enfrentando dificuldades em atender às crianças que chegam à pediatria. Na manhã desta terça-feira (21), foi possível encontrar mães com recém-nascidos que aguardavam atendimento desde o dia anterior.
"Desde a meia-noite que estou com minha filha apresentando falta de ar e sem conseguir mamar, até agora não fui atendida. Na triagem eles falaram que eu deveria aguardar o médico", afirmou Cristina, mãe de uma criança de 15 dias, em entrevista à TV Atalaia.
No local, ainda foi possível encontrar crianças apresentando quadro de febre, diarreia e vômito. A preocupação é que haja uma piora no quadro de saúde dos pacientes. "Dizem que a saúde está melhor, pelo contrário. As crianças chegam aqui e não têm prioridade, o que a gente vai fazer? Estou desde às 21h de segunda-feira (21)", disse a mãe Neuza também em entrevista à TV Atalaia.
Em outros depoimentos, mães alegaram que tiveram que limpar seus filhos com uso de copos descartáveis por conta da precariedade dos banheiros disponibilizados.
O Santa Isabel alega que o problema nasce da superlotação no período, considerando-a sazonal. Em entrevista recente, a assessoria da casa afirmou que "há necessidade de uma estratégia na saúde do Estado, já que o número de crianças acima da capacidade de atendimento sobrecarrega a UTI pediátrica e, posteriormente, a urgência do hospital".
Procurada nessa manhã, a assessoria ainda não se pronunciou sobre o assunto.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos