Festejos Juninos: campanha de combate ao HIV e DST’s é lançada
Cotidiano 21/06/2012 18h00Por Adriana Meneses
Com objetivo estimular os forrozeiros a procurar um serviço de saúde para conhecer a respectiva situação sorológica, ou seja, saber se tem ou não o vírus da AIDS, e também passar informações de como se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou a campanha “Deu fogo e bateu paixão? Vá com proteção/Faça o teste de HIV"’.
De acordo com o médico Almir Santana, coordenador do programa estadual de DST/Aids, a divulgação acontecerá em todo Estado, principalmente nos municípios onde acontecem as grandes festas. Serão distribuídos folhetos informativos, banners, porta-documentos, bandeirolas para ornamentação das unidades de saúde, bem como preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante, que estão disponíveis para todos os forrozeiros que pretendem curtir a festa com proteção.
Teste rápido do HIV
Ainda de acordo com Almir Santana, a campanha vai incentivar que a população procure as unidades de saúde para realizar o teste rápido do HIV, cujo resultado sai em aproximadamente 20 minutos, bem diferente do exame convencional que leva em torno de 20 a 30 dias para ficar pronto. “O teste rápido do HIV é bem parecido com o exame de glicemia, onde o paciente tem a ponta do dedo furada. Caso o teste tenha resultado positivo, o exame é repetido, e encaminhamos o paciente para outros exames e inicio do tratamento”, explicou.
Almir Santana orienta pessoas que tenham passado por uma situação de risco, que tenham praticado sexo sem camisinha há mais de 30 dias, por exemplo, a fazerem o exame de AIDS. “O diagnóstico precoce do HIV é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada”, afirma.
Foto: divulgação

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
