FHS faz acordo com comissão de anestesiologistas
Audiência aconteceu no MPE, conduzida pela Promotoria de Saúde Cotidiano 14/10/2011 18h20Por Míriam Donald
Em função dos problemas registrados pelos anestesiologistas que prestam serviços à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde do Ministério Público de Sergipe (MPE) realizou hoje uma audiência pública, à qual compareceram representantes do Município e do Estado, Comissão de Anestesiologistas e também o diretor geral da FHS, Emanuel Messias.
Messias informou que já foi realizado o pagamento das faturas relativas à produção dos meses de março a agosto de 2010, dentro do contrato emergencial feito com a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest). Segundo ele, o valor salarial dos profissionais referente a junho e julho de 2011, do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), também foi quitado na quinta-feira (13). Já o montante devido pelos serviços no Hospital da Polícia Militar (HPM), Garcia Moreno e Hospital de Glória será quitado na próxima sexta-feira (21).
Em relação ao pagamento de serviços prestados em agosto, deverá ser feito até o fim deste mês, restando as quitações alusivas aos meses de setembro e seguintes, cujos trâmites serão definidos com a Secretaria de Finanças.
De acordo com a Comissão de Anestesiologistas, o objetivo é facilitar a metodologia de diálogo com a gestão, devendo qualquer posicionamento ser tomado após consulta à categoria profissional.
Além dessas questões, foi colocada a garantia de uma equipe mínima para a assistência a pacientes em situação de urgência e emergência até o último dia do mês corrente (31), sendo ainda de responsabilidade da FHS a elaboração das escalas do mês de novembro.
Terminada a audiência, integrantes da comissão declararam estar satisfeitos, pois, segundo eles, as duas vertentes de luta da Coopanest pareceram ser entendidas pela FHS, por intermédio de seu diretor.
A comissão se reunirá na próxima segunda-feira (17), na sede da FHS, com representantes da Fundação, para continuar as discussões quanto às contratações e aos pagamentos pendentes.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos