Fila de cirurgias de coluna no Huse é reduzida
A redução foi de 35 para 15 pacientes Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 28/05/2018 15h00 - Atualizado em 28/05/2018 17h10
De acordo com a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Iza Prado, no início de maio, por conta do volume de pacientes da neurocirurgia que aguardavam por procedimentos cirúrgicos, foi tomada uma decisão para operá-los no próprio Huse. “Essa foi uma tentativa de reduzir a fila de espera pela neurocirurgia, porque aqui a gente faz a urgência e emergência, enquanto esses casos e os de trauma, que podem ser reagendadas, são encaminhados para o Hospital Cirurgia, que é referência em neurocirurgia de tumores, aneurismas, coluna. Tivemos uma conversa com os neurocirurgiões e, em relação às cirurgias da coluna, que envolvem a região tóraco-lombar e que segundo os neurocirurgiões não têm necessidade imediata de UTI, então, a gente começou a realizar aqui”, explicou a coordenadora.
Essa fila foi reduzida de 35 para 15 pacientes, fazendo as cirurgias de coluna da região tóraco-lombar e enviando para o Hospital Cirurgia só aquelas que envolvem a região cervical e que vai exigir reserva de UTI. No Huse, outras cirurgias da neuro estão para serem realizadas com essa mesma sistematização que foi pactuada com o SIGAU.
Iza Prado ressaltou como será o funcionamento. “Combinamos de deixar três leitos da UTI para as cirurgias agendadas. Hoje, temos essa possibilidade, senão, a gente teria dificuldade porque haveria uma concorrência com a Urgência, que está sempre lotada. Então, a gente fez um processo de trabalho para ocupar estes leitos para essas cirurgias também. São cirurgias da neuro, cirurgias da ortopedia de alta complexidade que envolvem idosos e que a gente tem tentado operar aqui no Huse, além das cirurgias oncológicas que têm reserva de vaga de UTI. A gente começou essas ações para não depender só e exclusivamente do Hospital Cirurgia e dessa forma reduzir nossa fila de espera”, completou.
Para se ter uma ideia, no mês de abril foram realizadas cinco transferências para o Hospital Cirurgia. Desde o início deste mês já foram feitas 20 transferências. A equipe de neurocirurgia tem operado com frequência, tanto no Huse que ampliou a oferta com essa possibilidade de reserva de leito de UTI e com essa possibilidade de agendar as cirurgias de coluna, como ampliou também a produção do Hospital Cirurgia.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos