Coletivo
Fim das filas: como a tecnologia ajuda passageiros de ônibus em Aracaju
Além da bilhetagem eletrônica, setor passa a contar com recarga e cadastro online
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 21/02/2019 10h49 - Atualizado em 22/02/2019 08h33

Longas filas, sol forte e sistemas inoperantes por diversas horas eram apenas alguns dos problemas com os quais estudantes, trabalhadores e outros usuários do transporte coletivo da Grande Aracaju tinham que conviver quando necessitavam recarregar seus cartões pré-pagos do serviço Aracajucard. Visando a melhoria do atendimento e se adequando às novas tecnologias, esses transtornos problemas vêm sendo resolvidos pelas empresas responsáveis.

Durante muitos anos ficou perceptível, e com frequência os usuários relatavam, que colocar recargas para fazer uso nos busões era um ‘Deus nos acuda’ e alguns chegaram a considerar esse momento como mais humilhante do que ter que pegar um ônibus com gente até o teto, como os passageiros costumam falar quando se deparam com coletivos lotados.

“Muitas vezes me sentia um nada por ter que aguardar em longas filas, num sol escaldante na cabeça e ao chegar na minha vez o sistema ficar indisponível. Como todo brasileiro, sempre deixava para comprar passagens num último momento e quando isso acontecia [sistema inoperante], tinha que voltar para casa a pé, por não ter dinheiro”, disse o dançarino Walter Aurélio.

Essa situação deveria ser modificada e, em um trabalho conjunto entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e a empresa voltada à administração de bilhetagem eletrônica, Aracajucard, surgiu a ideia da implantação dos Terminais de Autoatendimento (ATM) para venda eletrônica de passagem no cartão Mais Aracaju.

Os efeitos da implantação

A primeira máquina disponível chegou em agosto de 2018, na sede da Aracajucard. De lá para cá já são contabilizados 11 postos, colocados em locais de Aracaju para servir os usuários. Segundo o Setransp, o investimento inicial chegou a exatos R$ 1,128 milhão na aquisição e estrutura desses equipamentos. O objetivo dos responsáveis é ampliar o número de máquinas até 2020.

Os usuários contam desde o início com assistentes que ficam disponíveis no local para a compra das passagens. A transformação passou a ser vista de forma benéfica por algumas pessoas, que perceberam a velocidade e dinâmica das máquinas e a extinção dos antigos problemas, principalmente, o fim da grande espera em alguns locais como no Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), no bairro Inácio Barbosa, e na Rua do Turista, localizado no centro da capital sergipana.

“Inicialmente eu cheguei a reclamar da taxa que era cobrada pelos novos terminais, mas com o tempo eu percebi que não havia demora. Está muito mais fácil e acessível para todos. Esse é um bom exemplo de que a tecnologia chega para facilitar a vida das pessoas”, disse a publicitária Ana Chagas.

A resposta da população é motivo de orgulho para os responsáveis pela nova tecnologia. Em janeiro de 2019, o número de atendimentos nos ATMs correspondeu a mais de 13 mil no Terminal Dia e 14 mil na Rua do Turista. “A implantação dos Terminais de Autoatendimento vem sendo aprovada por milhares de usuários que realizam, diariamente, a recarga da passagem do cartão Mais Aracaju, e isso é muito positivo para o setor como um todo”, afirmou o diretor Executivo do Aracajucard, José Carlos Amâncio.

Conforme o Setransp, desde a implantação dos serviços até dezembro de 2018 foram realizados 181 mil serviços. Mas o objetivo é possibilitar um maior uso de cartões pré-pagos de forma rápida, fácil e que possibilite a menor veiculação de dinheiro dentro dos transportes coletivos na cidade.

José Carlos Amâncio afirma que a bilhetagem eletrônica é uma inovação tecnológica que proporciona rapidez, praticidade e mais segurança, na hora de pagar a passagem. E os ATMs colaboram como maneira eficiente do passageiro ter um acesso à compra de recargas. Em média pouco menos de 30 segundos são suficientes para que o passageiro efetue sua recarga e tenha acesso a outros serviços na máquina. “É a tecnologia contribuindo com a mobiladade”, disse o diretor.

Na máquina é possível realizar recarga em débito e dinheiro, consultas a saldos, atualização de créditos, bem como a aquisição do próprio cartão Mais Aracaju Pré-pago. O serviço ainda disponibiliza que seja realizada a recarga online pelo site aracajucard.com.br.

Incentivo

A circulação de dinheiro em espécie sempre foi um atrativo para a ação de criminosos dentro dos coletivos. Ao perceber esse fator, o Setransp criou estratégias para que os usuários adotassem a bilhetagem eletrônica, a última delas foi a Passagem Premiada, que concede dez premiações mensais no valor de R$ 500 em dinheiro.

"Ainda há uma pequena parcela da população que não aderiu o serviço e utiliza o dinheiro para o pagamento da tarifa, mas o caminho vem sendo contornado”, diz o sindicato. Para a segurança, a medida deu resultado. O número de assaltos a ônibus na região metropolitana diminuiu, foram contabilizados no mês de janeiro deste ano, apenas 27 assaltos. Em comparação com 2016, a redução atingiu 85%, considerando que naquele mês ocorreram 188 casos.

A proposta deste tipo de bilhetagem também é promover mobilidade dentro do ônibus, com a passagem rápida pela catraca. Além disso, o cartão eletrônico proporciona o controle de gastos e comodidade para recargas.

“Para facilitar o acesso ao serviço, a Aracajucard tem ampliado as formas de atendimento com os ATMs distribuídos pela cidade, e prevê até março de 2020 a implantação de cerca de 200 novos postos”, informou o diretor Executivo do Aracajucard, José Carlos Amâncio.

Para concorrer, basta que o passageiro adquira o mínimo de 40 passagens por mês, a partir do 1º dia do mês vigente e se cadastrar na promoção no site aracajucard.com.br.

Sem postos, o recadastramento se modifica

Outra fila que teve seus dias contados foi a de recadastramento online do Mais Aracaju Escolar. Quem não se lembra das enormes filas para entrega do material de comprovação necessário para poder comprar novamente passagens e estar regular com o sistema? Um sufoco.

“Eu, como estudante, me sinto mais tranquila em saber que posso recadastrar meu cartão de casa, sem precisar entregar documentação. É uma situação que beneficia a todos porque, volta e meia, eu via alguém passando pelo transtorno de não conseguir recadastrar porque a documentação estava errada”, disse a estudante de jornalismo Anna Moser.

Funcionando desde o primeiro dia de fevereiro, mais de 19 mil estudantes já acessaram o sistema para atualizar os dados deste semestre ou se cadastrar até o dia 20 de fevereiro, segundo dados do Setransp. O sistema foi criado para facilitar a vida do usuário, que agora realiza todo o procedimento de onde estiver, em tempo real, pelo site do Aracajucard ou pelo QR code disponível em panfletos entregues em escolas. “Acreditamos que até o final do mês de março as atualizações já estarão totalmente concluídas”, disse o diretor da Aracajucard, José Carlos Amâncio.

Procedimento

Para efetuar o recadastramento, o usuário deve acessar o Portal do Usuário no site aracajucard.com.br, preencher os dados cadastrais, anexar os documentos solicitados (RG, CPF e comprovante de residência) e aguardar o resultado da análise dos documentos em até cinco dias úteis.

Para os estudantes que ainda não possuem o cartão Mais Aracaju Escolar o procedimento é o mesmo, porém, para finalizar o processo, após a análise dos documentos, é necessário se dirigir à Central de Atendimento da Aracajucard (portando RG) para registro da foto, digital e recebimento do cartão. A primeira via do cartão é gratuita e entregue em no máximo duas horas.

Os alunos devem ficar atentos às notificações do processo através do Portal do Usuário ou do email cadastrado. Caso haja dúvidas, basta ligar para o número 3045-2550 ou acessar o endereço eletrônico faleconosco@aracajucard.com.br.

 

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos