Pandemia
Final de semana é marcado por vaquejadas com aglomeração em Itabaianinha
Competições estão autorizadas pelo governo, mas sem a presença de público
Cotidiano | Por Will Rodriguez 08/02/2021 10h06

Embora autorizada desde setembro do ano passado, a realização de vaquejadas em Sergipe deve seguir o protocolo sanitário definido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que inclui, dentre outras diretrizes, a proibição da presença do público para inibir o contágio pela covid-19. A resolução governamental, no entanto, foi descumprida durante o final de semana no município de Itabaianinha, no sul do estado.

  Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram centenas de pessoas aglomeradas, sem máscara, acompanhando as competições que, segundo relatos obtidos pelo F5 News, ocorreram no sábado (6) e no domingo (7). Um dos eventos foi promovido em um parque de vaquejadas que pertence à deputada estadual Janier Mota (PL). 

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou apenas um dos torneios, no final da tarde do domingo. Segundo a  pasta, a Polícia Militar foi acionada para averiguar a ocorrência envolvendo aglomeração de pessoas em evento não autorizado na Zona Rural do município.

No local, os militares constataram a presença de aproximadamente 300 pessoas no espaço. De acordo com a Polícia, o organizador não apresentou qualquer autorização e afirmou que não estaria ocorrendo nenhum evento no local, citando que seria apenas uma “brincadeira” de corrida de boi.

No entanto, os policiais confirmaram a presença de seguranças particulares e de uma pessoa que era responsável pelo controle de acesso, com aferição de temperatura, e diversos veículos estacionados. “O autor assinou um termo de compromisso para comparecimento ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Itabaianinha, e foi liberado”, informou a SSP.

A Secretaria da Segurança Pública orienta à população que comunique eventos que estejam em desconformidade com as medidas de combate à disseminação da Covid-19. As informações podem ser repassadas às polícias Militar e Civil, através dos telefones 181 ou 190.

O que diz a deputada 

Procurada pelo F5 News, a assessoria de imprensa da deputada Janier Mota disse que ela não vai se pronunciar sobre o assunto, por razões pessoais, e também que a parlamentar não esteve presente em nenhum dia da vaquejada. 

A assessoria acrescentou, contudo, que “não houve festa, com banda ou algo do tipo na vaquejada. Existiram apenas as competições, adotando as normas sanitárias necessárias e estabelecidas pelos órgãos de saúde. As vaquejadas estão autorizadas”. 


 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares