Covid-19
Cartilha da Fiocruz orienta sobre segurança nas festas de final de ano
“Fique em casa e celebre apenas com quem já mora com você”, adverte fundação
Cotidiano | Por F5 News 22/12/2020 06h30

Com a aproximação das festividades do final do ano, Natal e Réveillon, a Fundação Oswaldo Cruz, instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, divulgou uma cartilha com recomendações de segurança e prevenção ao contágio pela Covid-19. O documento alerta que as pessoas que receberem convidados ou celebrarem em outro local que não seja a sua própria residência estarão expostas a diferentes níveis de risco de infecção pelo novo coronavírus. 

Recomendações de segurança 

Como nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19, a FioCruz destaca algumas ações que podem ser usadas para diminuir os riscos. Usar máscara, ter um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a manter limpa e seca entre os usos; portar uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca, evitar aglomerações e manter a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes são algumas das medidas essenciais que devem ser adotadas pelas pessoas. 

Também evite os apertos de mão e abraços, além do uso do ar-condicionado. Lave constantemente as mãos com água e sabão.

Orientações para festividades em casa 

Sobre o ambiente e convidados, a Fiocruz recomenda um limite no número de convidados (que devem levar suas próprias máscaras) de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si. Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados, disponibilize álcool em gel e oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. 

Preparo e forma de servir os alimentos 

A recomendação para a confraternização de 2020 é diferente: evite compartilhar a ceia. De acordo com a Fiocruz, o ideal é orientar seus convidados a levar sua própria comida e bebida. Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas. 

O compartilhamento de utensílios para servir a comida também não é indicado. Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem ser servidos por uma única pessoa. O responsável deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara. 

Pessoas que devem evitar os encontros 

Se você está com sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem o diagnóstico da doença evite receber convidados ou celebrar em outro local. 

Se ainda está no período de 14 dias desde que teve os primeiros sintomas relacionados à Covid-19 (mesmo que não tenha feito um teste de diagnóstico), está aguardando o resultado de um teste molecular para saber se está contaminado ou manteve contato com alguém que teve a doença nos últimos 14 dias, se mantenha em isolamento domiciliar. Não convide pessoas para sua casa, não faça visitas, nem frequente eventos.

Caso você faça parte ou more com alguém que faz parte do grupo de risco para casos graves de Covid-19 (portadores de doenças crônicas, pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos), fique em casa e celebre apenas com as pessoas que já moram com você. 

Acesse a cartilha completa da Fiocruz e se proteja nas festas de fim de ano.

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares