Fiscalização Preventiva Integrada vistoria shoppings de Aracaju
A ação tem como objetivo orientar os responsáveis pelos estabelecimentos, com foco na redução de riscos Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 27/11/2018 14h55 - Atualizado em 27/11/2018 17h12A primeira fase da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), desenvolvida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SE), teve mais uma ação realizada nesta terça-feira (27). A programação contempla, neste final de ano, os dois maiores shoppings da capital, com objetivo de averiguar o processo de manutenção das estruturas e orientar os responsáveis pelos estabelecimentos, com foco na redução de riscos.
Para a ação, a Prefeitura de Aracaju disponibilizou um drone, a partir do qual é possível obter imagens da estrutura de cobertura de telhado das edificações e outras áreas de difícil visualização. "Estamos averiguando possíveis riscos em toda estrutura de cobertura de telhado, elevadores, além de realizar o recolhimento de indicações sobre responsáveis técnicos das edificações", informou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.
Na ocasião, também foi solicitado o laudo de manutenção, que precisa ser emitido a cada cinco anos, além da averiguação de execução dos pontos indicados no documento. "Nosso objetivo é eliminar riscos e, para isso, contamos com o trabalhando de profissionais nas áreas de engenharia civil, elétrica e mecânica, dentre outros, para possibilitar maior embasamento técnico às análises", acrescentou o coordenador.
A ação não possui caráter punitivo, mas sim de prevenção e orientação, como esclarece Sílvio Prado. "Caso alguma irregularidade venha a ser encontrada, nós vamos orientar os responsáveis pelas edificações a procederem a correção. Essa fiscalização preventiva não tem por objetivo multar ou interditar os locais, mas sim orientar quando algo for verificado, para que seja corrigido imediatamente", reforçou.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos