Foragido da Justiça morre em confronto com a polícia no Mosqueiro, em Aracaju
Vanovick Santos era suspeito de envolvimento no crime que vitimou o sargento Borges Cotidiano | Por F5 News 21/10/2018 11h28 - Atualizado em 21/10/2018 13h36Um jovem identificado como Vanovick Santos Silva, 18 anos, foi morto na tarde desse sábado (20), no Mosqueiro, zona de Expansão de Aracaju. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamado, mas segundo populares, o adolescente foi levado no carro da polícia.
A informação divulgada pela Polícia Miliar é de que uma guarnição que estava na região recebeu a informação de que um homem procurado pela Justiça estava transitando pela praça do Mosqueiro. Após buscas, os policias encontraram Vanovick e deram voz de prisão, mas ele desobedeceu e sacou da sua cintura um revólver calibre 38, apontando em direção à guarnição, que revidou alvejando o rapaz.
Mas uma versão diferente foi apresentada por familiares e testemunhas, que dizem que o jovem foi executado. Vanovick fazia parte do bando que assassinou o sargento Borges no dia 1º de setembro no povoado Matapuã. Mas, de acordo com populares, ele não estava na cena do crime. “Ele fazia parte do grupo e o nome dele foi encontrado pela polícia no celular de Gedson, que morreu trocando tiros com o policial. Depois do crime ele ficou com medo e sumiu, voltou quinta-feira para morrer”, disse uma testemunha que prefere não ser identificada.
Ainda de acordo com familiares, Vanovik estava na casa da mãe, que fica em frente à Praça Joel Silveira, quando os policias chegaram e o executaram na calçada. “Ele estava dormindo, os policias chegaram e deram um chute na porta, ele levantou e quando chegou na calçada recebeu os tiros”.
Testemunhas disseram também que os policiais estavam todos encapuzados; alguns de bermuda, outros de calça, e efetuaram quatro tiros, três atingiram Vanovick e um a parede da casa. A mãe do rapaz estava perto, correu e pegou o filho nos braços pedindo que chamassem o Samu, que ele ainda estava vivo, mas os policiais colocaram o rapaz no carro e o levaram. A informação que receberam depois foi de que o jovem já chegou ao Huse morto, atingido por oito disparos.
Outros mortos
No sábado (13), também no Mosqueiro, um adolescente de 17 anos foi morto em confronto com a polícia. Segundo nota divulgada pela PM, o jovem desobedeceu à ordem de parada e atirou contra a guarnição que revidou alvejando Éverton Passos da Conceição. Ainda segundo a polícia, contra ele havia um mandado de prisão por envolvimento com a morte do sargento Borges. Os moradores realizaram um ato em protesto pela morte do jovem e afirmaram que ele não tinha relação com o crime.
Até o momento, a Polícia Civil identificou seis pessoas envolvidas na morte do sargento Borges, entre elas um adolescente que se entregou e confessou a participação no crime, os outros cinco estão mortos.
Gedson dos Santos, 24, morreu no local do crime depois de trocar tiros com o sargento Borges; José Lucas Bazi dos Santos, conhecido como Lagamel, foi morto em confronto com a polícia ocorrido no dia 7 de setembro no município de Fátima, no Estado da Bahia, e Marcelo Henrique dos Santos, o Marcelo Cheiradão, foi morto em confronto com policiais no dia 9 deste mês no município de Itaporanga D´Ajuda.
As investigações ainda não foram concluídas.
*Matéria alterada para acréscimo de informações


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos