Frota do sistema de transporte será ampliada a partir da próxima semana
Prefeito de Aracaju segue decreto do governo e autoriza reabertura de lojas Cotidiano | Por F5 News 31/07/2020 16h00O prefeito Edvaldo Nogueira confirmou, na tarde desta sexta-feira (31), a ampliação na frota de ônibus do sistema de transporte coletivo para 80% da capacidade nos horários de pico, a partir da próxima quarta-feira (05). Já nos finais de semana e fora do horário de pico, o quantitativo de ônibus segue em 50%. A medida atende ao pedido feito pelo governador Belivaldo Chagas, durante coletiva para anúncio do plano de retomada da economia. O prefeito informou ainda que segue a resolução do governo quanto à reabertura de novos segmentos do comércio.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada em reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), em que foram apresentados os novos dados de evolução da covid-19 em Aracaju. O levantamento mostrou uma redução de 15% no índice de internamentos em leitos de retaguarda da rede pública, e de 35% no índice de mortalidade, nos últimos sete dias, fatores considerados determinantes para a retomada da economia na cidade.
"Acabamos de fazer mais uma reunião para discutir sobre a situação da covid-19 em nosso município e a perspectiva de retomada das atividades econômicas na cidade. Ainda há um número elevado de casos, mas já há também uma estabilidade nos últimos 14 dias", afirmou o prefeito.
Pelo novo decreto, estão autorizados a reabrir serviços de fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e podologia. Se somam a eles escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc), operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional, lojas de calçados, confecções e utensílios.
Também terão permissão para retomar suas atividades, todos os dias da semana, lojas de cosmético, livrarias, salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal, lojas de artigos de escritório e papelaria.
Igrejas e templos religiosos também estão autorizados a funcionar, com capacidade máxima de 30% e por quatros dias na semana (terças e quintas-feiras, sábados e domingos), desde que sejam seguidos todos os protocolos sanitários.
Dados atuais
Pelo levantamento atualizado da pandemia em Aracaju, a capital registrou, até o momento, 28.375 casos confirmados. Destes, 9.879 estão em isolamento domiciliar e 374 em internamento. Do total de casos confirmados, 17.585 pessoas já se recuperaram e 537 vieram a óbito. Há ainda 43 casos sob investigação. A taxa de ocupação dos leitos de retaguarda em Aracaju está em 50%.





