Garrafões de água mineral vencidos são retirados do mercado em Propriá
Operação Gota D'água foi realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil Cotidiano 08/09/2011 09h36Por Sílvio Oliveira
O Ministério Público e a Polícia Civil de Propriá, distante 99km de Aracaju, fizeram uma operação denominada de Gota D’Água e conseguiram retirar do mercado 200 garrafões de água mineral na manhã desta quarta-feira (07). Os garrafões estavam estocados em um galpão de uma distribuidora da cidade e seriam vendidos e enchidos, provavelmente, em uma fonte do município de Itaporanga D’Ajuda .
Caso sejam confirmadas as irregularidades, as empresas Indiana e Cecília, investigadas pelo Ministério Público, bem como proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade, deverão responder a processo judicial.
Desde 2009 que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por intermédio da portaria n° 387/2008, determinou que os garrafões de 10 e 20 litros terão prazo de validade de três anos.
A portaria define, entre outros itens, que os garrafões deverão trazer no fundo a data limite do seu prazo máximo de vida útil, que deverá ser observado pelo consumidor.
Dicas ao comprar garrafões de água:
- Observe o estado do garrafão;
- Verifique a data do envase;
- Veja se o lacre e rótulos estão intactos e dentro do prazo de validade. Caso a data esteja vencida, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária de seu município;
- Verifique a procedência. Não compre garrafões que estejam expostos ao sol e que fiquem estocados irregularmente.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos