Gestão planejada eleva Aracaju à categoria ‘A’ do Mapa do Turismo 2019
Certificação comprova engajamento dos municípios com setor de turismo Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 11/09/2019 12h40 - Atualizado em 11/09/2019 13h21Aracaju é o único município sergipano inserido na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro 2019. A classificação, conferida pelo Ministério do Turismo (Mtur), deve-se à preservação e modernização que a Prefeitura de Aracaju tem garantido aos principais pontos turísticos da cidade.
De acordo com portaria do Ministério do Turismo, estar na categoria ‘A’ possibilita à cidade pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Assim, Aracaju passa a poder contar com até R$400 mil por ano do Governo Federal para a realização de eventos turísticos.
“A certificação comprova o engajamento dos municípios com o setor de turismo. O Mapa é uma ferramenta que orienta as políticas públicas do MTur a definir ações prioritárias para o destino, como infraestrutura, qualificação e promoção”, explica a técnica e especialista em planejamento em turismo, jornalista e presidente da Instância Regional de Governança do Polo Costa dos Coqueirais, Cassandra Teodoro.
Desde o início de 2017, a atual gestão tem trabalhado para melhorar a vida dos aracajuanos com base no Planejamento Estratégico que visa a construir uma cidade humana, inteligente e criativa. A consagração dessa tríade evoca o investimento em todos os setores de responsabilidade do Executivo Municipal, dentre eles a pasta do Turismo que, a partir dos investimentos recebidos, começa a colher frutos benéficos à capital sergipana.
“Esse título facilita a transferência dos recursos do Governo Federal para Aracaju. Quando um município possui a marca da classe A significa que ele está na pauta do Ministério do Turismo. Essa conquista tem influência direta do trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira em manter a cidade limpa, organizada e nossos pontos turísticos apresentáveis, o que foi fundamental para conquistarmos essa classificação”, pontua o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães.
A captação de recursos em Brasília, reuniões com empresários e representantes de entidades, como associações da cadeia produtiva do turismo turismo local, bem como a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), de fóruns e feiras do turismo em algumas regiões do Brasil também tiveram um papel determinante para a conquista dessa titulação.
Ações da Semict
Para aumentar a participação de turistas na cidade, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Semict, tem buscado e apoiado e realizado eventos em diferentes modalidades.
O esforço da atual gestão em elaborar projetos coesos para o turismo de Aracaju e torná-lo atrativo competitivo na região e no país, passa, também, pela capital do país, onde está a sede do Ministério do Turismo, fonte de recursos buscada, constantemente, pela Semict, para discutir sobre projetos de revitalização da Orla do Bairro Industrial e a recuperação do Banho Doce, na região da Aruana, por exemplo.
“Uma vez por mês entro em contato com o Ministro do Turismo por meio dos deputados federais para conversar sobre os recursos. A Semict está bem próxima do Mtur, e estamos com boas expectativas”, afirma o secretário Marlysson Magalhães.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos