Governo anuncia retorno das atividades do Hospital Amparo de Maria
Nesta sexta, a obstetrícia e o internamento pediátrico estarão funcionando Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícia 31/10/2019 17h13 - Atualizado em 31/10/2019 19h09O Governo do Estado informa que o Hospital Amparo de Maria (Hram) retoma suas atividades a partir desta sexta-feira, 1º, depois de passar dois meses fechado para a população devido a uma greve de funcionários que estão com os salários atrasados. O impasse entre a gestão e os trabalhadores culminou com a indicação do novo interventor judicial, Paulo Daltro, que assumiu o cargo no último dia 23. Nesta sexta, a obstetrícia e o internamento pediátrico estarão funcionando normalmente.
Uma das primeiras medidas que garantiram o retorno das atividades do hospital foi o pagamento dos salários de outubro. Os atrasados serão pagos a partir de um planejamento que será feito com o objetivo de atualizar os vencimentos e zerar o déficit com os funcionários. “Fizemos um planejamento de recuperação financeira e assistencial do hospital, de forma que amanhã retomaremos os serviços”, informou o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira.
De acordo com o interventor do hospital, Paulo Daltro, até o próximo dia 15 o Hospital Amparo de Maria retomará as cirurgias eletivas conforme o planejado e destacou que o Hram é uma instituição filantrópica que presta serviços de saúde ao Estado através de contrato. O hospital é retaguarda no internamento pediátrico para o Hospital Regional Jessé Fontes e ainda oferece outros serviços como exames laboratoriais, de radiologia e tomografia.
Ele explicou que a retomada dos serviços se deu após uma reunião com as equipes assistenciais, funcionários administrativos, cooperativas e fornecedores. “Conversamos francamente com todos, negociamos as dívidas e pactuamos a retomada dos serviços para esta sexta-feira para fazer o hospital voltar a produzir, tudo com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde”, enfatizou.
A expectativa em relação a esta nova fase da unidade é boa. “Embora o Hram seja uma instituição filantrópica, que presta serviços à Rede Estadual de Saúde, é estratégico e importante para dar suporte à rede hospitalar do Estado. Acreditamos que aos poucos o hospital volte à normalidade no atendimento à população da região Sul do Estado”, declarou o secretário Valberto de Oliveira.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos