Governo articula mais um ponto para a Feira da Agricultura Familiar
A ideia é levar a feira pelo menos uma vez por mês para a Seed
Cotidiano 20/11/2012 10h29

Técnicos das secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), que coordena o projeto, da Educação (Seed) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 19, na sala de situação da Defesa Civil, para discutir o tema.

A ideia é levar a Feira, que já acontece quinzenalmente na Seides, pelo menos uma vez por mês para a SEED. Para isso, a Seides fornecerá 10 barracas para que os agricultores comercializem na sede da Secretaria de Educação. A SEED, por sua vez, oferecerá uma área fixa, dentro da própria sede, e apoio para divulgação.

A secretária-executiva do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan) da Seides, Vânia Junqueira, fez uma breve avaliação da Feira e falou sobre a importância de ampliá-la. "A sugestão é que a Feira aconteça um dia no mês, às sextas-feiras. Assim, estaremos ampliando a política de segurança alimentar e nutricional", concluiu.

Segundo o representante da SEED, Sílvio Adriano Oliveira, na Secretaria de Educação já acontece um feira de artesanato feito pelos próprios servidores. "A ideia é levar os produtos orgânicos da Feira da Agricultura Familiar para incentivar o agricultor e criar o hábito de consumir alimentos mais saudáveis entre nossos funcionários".

Também estiveram presentes na reunião o técnico da Emdagro, Wagner de Aragão Brito, os representantes do apoio à comercialização do Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Alex Sandro Chagas e Josefa Kátia Mecenas, e a engenheira agrônoma da Seides, Marília Cavalcante.

 

Feira da Agricultura Familiar

A Feira da Agricultura Familiar acontece quinzenalmente na área externa da Seides, localizada à rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José, e integra consumidores locais e pequenos produtores rurais de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos; derivados do leite, mel, mangaba, doces artesanais e outros produtos.

Assim, a produção e comercialização própria destes produtos garantem aos agricultores lucro total das vendas. As próximas datas até o final do ano são os dias 22 de novembro, e 6 e 20 de dezembro.

 

Foto: Edinah Mary/Inclusão

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos