Governo de SE amplia oferta de exames para diagnóstico de câncer
Convênio disponibiliza mais 1500 exames por mês
Cotidiano | Por F5 News 30/05/2018 15h58 - Atualizado em 30/05/2018 17h24

O Governo de Sergipe assinou nesta quarta-feira (30) a ampliação do contrato para prestação de serviços da Clinradi aos pacientes do SUS. O objetivo é aumentar a oferta de exames complementares no diagnóstico do câncer e reduzir a fila de espera.

O novo contrato permitirá a realização de até 1.500 exames por mês, sendo mil tomografias computadorizadas, 400 ressonâncias magnéticas e 100 pet scan, que se somam às ofertas já existentes na Rede Estadual de Saúde.

O contrato realizado através de licitação pública, modalidade pregão eletrônico, está orçado em R$ 13.297.995, com recursos do governo de Sergipe e do Ministério da Saúde. A vigência é de um ano, podendo ser prorrogado por mais quatro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as vagas serão organizadas  pelo Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (Sigau), que regula a saúde em Sergipe para garantir uma ocupação com transparência e igualdade.

“Esta ação vai possibilitar uma redução significativa na fila dos pacientes que esperam pelo atendimento. É um grande esforço que o governo do Estado está fazendo para não deixar os pacientes esperarem tanto tempo”, disse o secretário Valberto de Oliveira Lima.

O governador Belivaldo Chagas foi enfático ao afirmar que o governo trabalha no campo da saúde para salvar vidas. “Esta parceria com a Clinradi é extremamente importante para a sociedade, porque nosso objetivo é garantir a todos os sergipanos o acesso à saúde, com qualidade e dignidade, salvando vidas, reduzindo sofrimentos”, disse.

Ainda de acordo com SES, a oferta dos serviços é imediata, o que significa dizer que o Sigau já pode regular pacientes que necessitem dos exames para a clínica contratada.

Segundo o diretor executivo da Clínica, Gilberto Leite, cerca de 50 pacientes já foram atendidos a partir desse novo convênio. “Inicialmente, o governo tinha uma fila de 19 PET scan, para serem realizados no Huse. Era uma urgência que a clínica atendeu em dois dias. Foi uma determinação do governador, que estava empenhado em resolver essa situação dos pacientes que precisavam deste tipo de exame. Em dois dias conseguimos zerar essa fila do Huse, com relação a este exame. Mas, ao todo, já foram mais de 50 pacientes atendidos aqui em termos de ressonância, tomografia e PET scan"

Fila de espera

A iniciativa é comemorada por entidades que prestam assistência a pessoas com câncer. Segundo a vice-presidente do Grupo Mulheres de Peito, Sheila Galba, cerca de duas mil pessoas aguardam pelos exames no Sigau e esse convênio vem para melhorar a vida de todas as pessoas que precisam fazer esses procedimentos.

“Tem gente que espera desde o mês de janeiro para fazer uma ressonância e dar continuidade ao tratamento, então a gente vibra muito com notícias como essa, que trazem esperança para essas pessoas”, disse.

*Com informações e foto da SES

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos