Governo de SE discute medidas preventivas contra fechamento da Fafen
Grupo composto por técnicos e empresários tem menos de 120 dias para apresentar proposta de permanência da fábrica
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 04/07/2018 11h45 - Atualizado em 04/07/2018 11h46

Na manhã desta quarta-feira (4), representantes de diversas instituições se reuniram na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) para apresentar soluções contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Sergipe. Neste primeiro encontro do grupo técnico, foram expostas medidas preventivas contra o fechamento, que tem prazo de 120 dias, a contar do dia 30 de junho.

Com o objetivo de formular uma proposta de continuação da fábrica, representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Sedetec e da Casa Civil, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), da Sergipe Gás S.A. (Sergas), da Federação das Indústria se Sergipe (Fies), e Jânio Dias, vereador de Laranjeiras, traçaram medidas preventivas contra o possível fechamento ou hibernação.

No dia 20 de março passado, a Petrobras emitiu comunicado oficial informando a decisão de hibernar as fábricas de fertilizantes situadas em Sergipe e na Bahia. A decisão de encerrar a operacionalização das unidades está alinhada ao Plano de Negócios e Gestão da empresa de abandonar a atividade de produção de fertilizantes. 

A empresa também deu um prazo de 120 dias, a contar do dia 30 de junho, para que os estados apresentem uma alternativa para as fábricas de fertilizantes que não seja a sua hibernação ou fechamento.

Segundo a Sedetec, o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia, pela ordem. Além disso, o país importa 85% do que consome. Segundo os representantes, o fechamento vai gerar mais de 600 pessoas desempregadas.

O governador Belivaldo Chagas afirmou que a manutenção da fábrica de fertilizantes é um compromisso e uma bandeira do seu governo e do povo sergipano. "É uma bandeira suprapartidária e apartidária. Trata-se de uma empresa estratégica que serve ao país e não somente a Sergipe", enfatizou. 

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Oliveira.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos