Governo de Sergipe fará concurso para auditor fiscal
Sefaz quer renovar efetivo, mas sindicato da categoria critica Cotidiano | Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez 28/05/2018 10h42 - Atualizado em 28/05/2018 20h57O Governo de Sergipe vai autorizar a realização de concurso para auditor fiscal. A informação foi confirmada em primeira mão ao F5 News pelo secretário de Estado da Fazenda, Ademário Alves.
Atualmente, existem 496 auditores na ativa em todo o estado para 480 vagas, de acordo com o Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco). E desde 1989 (29 anos) que não é realizado concurso no estado.
De acordo com o secretário Ademário Alves, o edital do certame deve ser publicado em até noventa dias. “É preciso renovar os quadros da Sefaz, trazer novas ideias e aproveitar a experiência dos que já estão na pasta para, a partir dessa junção, melhorar a gestão”, disse, ressaltando que essa é uma demanda antiga da categoria.
A medida, conforme o secretário da Fazenda, faz parte das ações que devem ser implementadas pelo Estado para tentar melhorar a conjuntura econômica. O Governo pretende até o final deste ano incrementar a arrecadação a partir da cobrança do ICMS devido por grandes empresas com atuação em Sergipe. “Não estamos falando do pequeno empresário, mas de multinacionais”, afirmou Alves.
O certame foi criticado pelo presidente do Sindifisco, Paulo Pedrosa, que não acredita na necessidade da realização do concurso. Segundo ele, não existe déficit no conjunto de auditores da Sefaz e o certame está sendo mal avaliado pela pasta.
“Tem mais auditores do que vaga, isto porque no último concurso - o que pouca gente sabe - o governador na época, o atual senador Valadares, chamou 450 auditores para vaga inicial de 150. Então, houve inchamento, uma medida transloucada pelo governador. E com o avanço da tecnologia, informática, foi gerando pouca necessidade de auditores. Esse anúncio de concurso não corresponde à necessidade efetiva”, argumentou Pedrosa ao F5 News.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos