Governo e Celse realizarão workshop sobre Pesquisa e Desenvolvimento
O evento acontecerá no dia 24, no auditório do SergipeTec Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 22/10/2019 16h02 - Atualizado em 22/10/2019 16h24Com a finalidade de explicar as regras de aplicação de verbas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e apresentar os montantes que deverão ser aplicados em projetos para o ano posterior, as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), junto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) irão realizar o workshop “Oportunidades de Pesquisa e Desenvolvimento com a Celse”. O evento acontece no dia 24 de outubro, a partir das 8h, no auditório do SergipeTec, em São Cristóvão.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho explica que o workshop é um oportunidade de pesquisadores e instituições de pesquisa do estado conhecerem os recursos que estarão disponíveis e as opções de pesquisa na área de energia, além de entender melhor a aplicação de recursos por parte das Centrais Elétricas de Sergipe.
“Por meio da Lei Federal 9.991/2000, toda empresa de energia deve destinar uma porcentagem dos seus recursos para pesquisa, e essa pesquisa não precisa, necessariamente, ser realizada no estado em que a empresa está instalada. Graças ao bom relacionamento que temos com a Celse, eles irão realizar esses estudos aqui em Sergipe, desenvolvendo ainda mais a área de pesquisa e desenvolvimento no estado”, esclarece Carvalho.
O evento é restrito para pesquisadores e instituições voltadas para pesquisa. Na programação do workshop consta uma palestra sobre as regras e mecanismos de aplicação das verbas de P&D, ministrada pelo professor Nivalde José de Castro e o doutor Mauricio Moskowicz, ambos do Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ).
Os especialistas irão esclarecer a finalidade do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, quais os tipos de projetos serão elegíveis, os tipos de instituições capacitadas a apresentar projetos que podem ser consideradas pela ANEEL, as despesas típicas que podem ser eletivos aos recursos do programa, exemplos de projetos bem sucedidos e oportunidades de parcerias.
Após a discussão sobre o programa, o diretor-presidente da Celse, Pedro Litsek e o Diretor de Operação, Romário Araújo, irão explanar sobre os recursos a serem aplicados pela Celse em projetos de P&D e áreas de interesse da empresa.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos