Governo inicia Operação Pipa Estadual em Tobias Barreto
Governo Federal liberou recursos para três meses de ações emergenciais Cotidiano | Por Agência Sergipe 26/01/2019 08h35O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) iniciou, nesta semana, a Operação Pipa no município de Tobias Barreto. Como a barragem de Jabeberi está com volume abaixo do necessário para manter a normalidade do abastecimento local, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) passa a trazer água de uma adutora emergencial da Bahia, mas o volume de água ainda é insuficiente para atender as demandas da população. O governo do Estado entendeu, então, ser necessário o início da Operação no município.
Para que os cidadãos não sejam afetados, as equipes da Defesa Civil estão captando água em Itapicuru (BA) e levando para as caixas d’água que foram disponibilizadas pela Deso em Tobias Barreto, de modo que a oferta de água seja aumentada na cidade, cujo abastecimento ordinário está comprometido. Inicialmente, oito caminhões fazem o atendimento à população. Até a próxima semana, contudo, o número sobe para 15.
De acordo com o diretor do Depec, coronel Alexandre José, a Defesa Civil recebeu recurso para atuar no município por três meses. “Inicialmente recebemos recurso federal para atuar em Tobias Barreto durante três meses, mas caso haja necessidade de prorrogação, vislumbramos a possibilidade de pedir mais recursos para que continuemos atuando no município. Estaremos com equipes lá, inclusive, neste fim de semana”, explicou.
Além de Tobias Barreto, a Defesa Civil está atuando com a Operação Pipa Estadual nos municípios de Porto da Folha, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Gararu, Poço Redondo e Monte Alegre de Sergipe. Esses seis municípios e outros sete que se encontram em situação de emergência também recebem apoio de Operação Pipa Federal executada pelo Exército.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos