Governo lança edital de concurso com 1700 vagas para professores
Cotidiano 27/01/2012 12h39
Com o propósito de fortalecer o ensino básico na rede pública estadual, o Governo de Sergipe lançou na manhã desta sexta-feira, 27, o edital (clique aqui para acessar) de abertura para o concurso público de número 01/2012, com o objetivo de provimento do cargo de professor de educação básica. Ao todo, está prevista a contratação de 1700 vagas, sendo 100 para a educação especial, com remuneração inicial de R$ 2.326,52, com jornada de 200 horas mensais. O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, afirmou que a seleção é mais uma prova do compromisso do Governo em oferecer uma educação de base mais qualificada.
A elaboração do edital é fruto do trabalho da Comissão de Coordenação do Concurso Público para o Magistério, composta pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese). Os representantes da comissão vinham se reunindo desde outubro passado para formatar o documento.
"O concurso se justifica pela necessidade de recrutamento de novos professores em face da crescente ampliação do número de aposentadorias. Também se faz necessário pela criação e inserção, nos últimos anos, de novos componentes curriculares nas matrizes de ensino que demandam a ampliação do quadro de docentes, em determinadas áreas de ensino", aponta o secretário.
Distribuição das vagas
Com base nas necessidades de distribuições apontadas pela Seed e Sintese, o edital estabelece que para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano e o ensino médio, serão selecionados profissionais para lecionarem em 13 disciplinas: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
Para o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, poderão exercer o cargo os profissionais formados em Pedagogia ou Normal Superior. Por fim, há as vagas para a educação especial, em que podem exercer diplomados em Pedagogia ou Escola Normal, com fluência em Libras, Licenciatura em Letras-Libras ou Libras-Português, e ainda em Letras - Língua Portuguesa ou Licenciatura Plena Bilíngüe com fluência em Libras.
Além da classificação dos 1700 professores por disciplinas e nível escolar, eles também serão distribuídos por todos os 75 municípios do Estado de Sergipe. Ou seja, tanto na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e em todas as nove Diretorias Regionais de Educação (DRE) do interior. Sendo assim, os candidatos devem ficar atentos porque a convocação há três listas: a específica por grupo de município, a específica por DRE e a lista geral.
Inscrição e provas
Antes de se inscrever no concurso para professores da Rede Estadual de Ensino, os candidatos devem primeiramente tomar conhecimento de todas as informações que constam no edital. Para efetivar a inscrição, é preciso entrar no site da instituição que irá realizar a prova, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), no www.funcab.org, entre os dias 2 de fevereiro e 11 de março e pagar o boleto de inscrição no valor de R$ 59,00 até o dia 12 de março.
Ainda segundo o cronograma que consta no edital, a prova objetiva e a redação estão previstas para acontecer no dia 1º de abril, e entre 26 e 27 de maio será a prova prática para o caso de professores da educação básica especial que precisam comprovar a fluência em Libras. Por fim, o prazo para a divulgação final do concurso é o dia 20 de junho. E o melhor: a previsão é que diversos professores já comecem a ensinar no segundo semestre de 2012.
E atenção: o Posto de Atendimento do Concurso não fica na Seplag. No edital, o endereço para receber os candidatos que precisarem de recepção fica na avenida Desembargador Maynard, 284, sala 1, bairro Cirurgia, Aracaju. E os telefones para contato são 3213-8877 e 3214-2535.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos