Governo realiza evento para estruturar escolas em tempo integral em SE
Ao todo, são cerca de 2400 alunos matriculados na rede estadual de Sergipe Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 14/12/2018 08h25 - Atualizado em 14/12/2018 11h56Com o objetivo de apresentar o que está sendo feito dentro do Ensino Integral em Sergipe, as 42 escolas participantes do programa, representadas por gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos administrativos, além de estudantes protagonistas, se reuniram na manhã desta sexta-feira (14) no ‘Educa Mais Café’, em Aracaju, para discutir e implementar novos métodos que beneficiem os alunos.
O programa ‘Educa Mais Café’ é uma atividade de socialização dos projetos, ações e disciplinas eletivas realizadas durante 2018. Ao todo, são cerca de 2400 alunos matriculados nesta modalidade de ensino na rede estadual de Sergipe, em 42 unidades, que serão fortalecidas em 2019.
“É necessária uma estabilização enquanto rede em tempo integral, ajustar o modelo porque é um programa novo. No início, em 2017, tínhamos três escolas, e agora temos 42, crescemos rapidamente em dois anos. Já estamos mudando os números, resultados e conceitos, é melhor se estruturar para depois fazer uma ampliação, que ficará a critério do Governo do Estado”, disse a coordenadora de Educação em Tempo Integral, Mônica Rodrigues.
Segundo ela, o evento é também para promover trocas de experiências entre as escolas, que tiveram um saldo positivo no ano. “Quem trabalha ou estuda numa escola com esse programa só tem a dizer coisas boas, sabemos das dificuldades de infraestrutura, mas é uma coisa que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem trabalhando, mas a parte pedagógica tem tido um efeito surpreendente”, afirmou.
A informação obtida pelo Portal F5 News é de que todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) têm pelo menos uma escola contemplada com o programa, a exemplo da DRE-7, que contempla os municípios de Gararu e em Itabi .
Segundo a coordenadora pedagógica dessa diretoria, Elaine Silva Melo Tomé, são duas escolas contempladas na área, sendo que uma (Centro de Excelência Maria das Graças Meneses Moura) obteve o Prêmio Gestão e a outra (Centro de Excelência Nelson Resende de Albuquerque) foi a primeira escola do interior de um município a ser contemplada, no povoado São Matheus em Gararu.
Nova casa
Elaine Silva afirmou que a centralidade do programa é o projeto de vida e vê em todas os interciclos e visitas realizadas que “os alunos são protagonistas de todas as suas práticas na escola”.O evento evidenciou a satisfação de todos os participantes por ter uma proposta pedagógica que envolve a comunidade escolar como um todo e faz do ambiente um local familiar, como denota o aluno da 2ª série do Ensino Médio, Italo Francisco Farias de 17 anos. Ao lado do seu colega Lucas Leal, que tem a mesma idade e estuda na 1ª série (foto).
“São vários os benefícios, mas a interligação que acontece dentro do colégio é especial, pois chega um momento que você passa a viver mais na escola do que na sua própria casa, então esse engajamento é necessário. Uma escola nesse modelo os vínculos se fortalecem e ficam para o resto da vida”, disse Ítalo, que estuda no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória.
Para Lucas Leal, que estuda no Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite, a experiência é válida e inovadora. “O Ensino Integral prepara o aluno para ser protagonista no futuro. Esse evento é importante porque vou conhecer outros estudantes e tomar os ensinamentos para o futuro”, afirmou.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


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