Governo retoma Operação Pipa para atender famílias do Alto Sertão
Cotidiano | Por Agência Sergipe 09/07/2018 16h11Ao longo da última semana, o Departamento de Proteção e Defesa Civil (DEPEC) da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) concluiu a entrega das fichas às 6.551 famílias que serão beneficiadas com a distribuição de água na Operação Pipa Estadual. Possibilitada através de parceria entre a Defesa Civil e a Deso, a edição 2018 da operação significará o investimento de cerca de R$ 1,2 milhão até o mês de dezembro. Serão contemplados os municípios de Poço Redondo, Porto da Folha e Gararu, prioritários no Alto Sertão Sergipano.
Para a logística da operação nesses municípios, estão sendo utilizados 15 caminhões para atender 2.476 famílias em Poço Redondo, 2.971 em Porto da Folha e 1.104 em Gararu, com o total de 1.231 carradas nas três localidades. O gerente de Operações da Defesa Civil, José Cícero de Oliveira Santos, destacou o processo de vistoria dos caminhões realizada pelo órgão na segunda fase do processo da Operação Pipa.
“Como estamos iniciando a operação, realizamos uma nova vistoria para observar qualquer tipo de dano ou irregularidade do caminhão. Orientamos para que todos os veículos estivessem preparados para que pudéssemos passar os roteiros e a linha do tempo. A ideia foi verificar a aptidão dos caminhões à distribuição de água. Encontramos todos em situação de regularidade”, afirmou.
Raimundo Almeida herdou a profissão de pipeiro do pai. Hoje, ele consegue sustentar a família através desse ofício. Ele afirma que se orgulha de poder colaborar com a melhoria da qualidade de vida das famílias mais necessitadas. “Já trabalhei na Operação Carro Pipa e essa é nossa alternativa de vida. Às vezes, fico triste quando encontramos uma situação delicada, mas me sinto bem em saber que posso ajudar na qualidade de vida dessas pessoas. Quando ajudamos o outro, somos ajudados”, disse.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos