Greve na UFS causa prejuízos aos alunos
Cotidiano 03/09/2012 16h45Por Allana Andrade
As greves nas Instituições de Ensino Superior ultrapassaram os 100 dias e estudantes sentem o prejuízo da paralisação das atividades. Os casos são os mais diversos. Impossibilidade de prestar concursos, fazer viagens e provas e a falta de data para encerrar a greve estão entre os principais aspectos a deixar alunos da Universidade Federal de Sergipe descontentes.
Estudante do último semestre de História, a aluna Carla Reis entende a situação dos professores e apoia a greve, mas terá que adiar a seleção para o mestrado que pretende cursar. “Ela [a greve] acaba afetando muito os alunos, principalmente aos formandos - no perfil que me encaixo -, porque atrapalha os nossos planos. Eu, por exemplo, deixarei de prestar a seleção do mestrado em uma universidade porque tenho medo de ser selecionada e depois não poder assumir”, afirmou.
Amigos de Carla que foram aprovados em concursos estão preocupados com a possibilidade de serem chamados e não assumirem os cargos.
A situação é a mesma para o estudante de Letras Português-Inglês da UFS Paulo Bruno, que passou em um concurso e depende da formatura para poder assumir o novo cargo. "Mesmo assim, eu sou completamente a favor da manutenção da greve, uma vez que a batalha travada é entre o governo e a classe trabalhadora de que eu faço parte. Se não fosse agora, aconteceria no futuro, e eu estaria envolvido, ou qualquer colega meu, que estivesse seguindo carreira como professor acadêmico. Logo, acho muito válido e acho que não se trata de uma luta travada apenas entre eles, mas sim com todos nós”, opinou.
O estudante Thiago Varjão está descontente por causa da quebra do calendário, o que irá interferir nas férias do início do ano. "A greve vai atrapalhar as minhas férias de janeiro que são sagradas para mim", afirma.
AGENDA DE GREVE DE 03 A 07/09
Segunda-feira (03/09)
Manhã - Reunião das Comissões do CLG, na ADUFS
14h - Reunião do Comando Local de Ações Unificadas, no auditório da ADUFS
Terça-feira (04/09)
9h - Reunião do CLG, no auditório da ADUFS
Quarta-feira (05/09)
9h - Assembleia Geral Permanente
15h - Cine Greve Unificado, com o filme “Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios”, de Beto Brant, no auditório da ADUFS
Quinta-feira (06/09)
9h - Início debate eleições ADUFS
Sexta-feira (07/09)
7h - Grito dos Excluídos
16h - Ato contra a corrupção nos Arcos da Orla da Atalaia

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
