Grupamento Tático Aéreo vai atuar no pleito eleitoral deste domingo, 15
Polícia Civil também deve atuar em apoio à PF nos flagrantes e em crimes eleitorais
Cotidiano | Por F5 News* 12/11/2020 15h05

Nas eleições municipais deste domingo (15) o Grupamento Tático Aéreo (GTA), unidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e que integra a Operação Eleições, vai operar para a segurança no pleito. O GTA deve iniciar as ações já no sábado (14) fornecendo apoio aéreo às Polícias Militar e Civil e ao Corpo de Bombeiros. 

O comandante do GTA, coronel Fernando Góes, explicou que o grupamento estará à disposição para atender às ocorrências de segurança relacionadas às eleições, como também às demandas cotidianas na segurança pública da população em todo o estado que, porventura, aconteçam durante a votação.

“O GTA vai ser empregado nas eleições como todas as unidades que são ligadas à segurança pública. A partir do sábado, estaremos totalmente engajados na Operação Eleições, e estaremos à disposição, aguardando qualquer demanda específica da eleição, para definirmos o tipo de atuação. Permaneceremos no serviço ordinário, aguardando ocorrências que possam acontecer em todo o estado para que possamos atendê-las. Então é um trabalho específico de eleição junto ao trabalho diário de segurança pública que o GTA faz diuturnamente”, afirmou.

Ainda segundo o coronel Fernando Góes, o grupamento irá atuar com a equipe completa de comandante, co-piloto, dois operadores aerostáticos, um mecânico e apoio em solo. Essa equipe compõe a tripulação de serviço tanto no sábado, quanto no domingo. O restante da tropa estará de prontidão na base do GTA, aguardando qualquer necessidade extra.

Vinculado ao gabinete do secretário de Segurança Pública, João Eloy, o GTA será acionado de acordo com o direcionamento da pasta, conforme detalhou o comandante da unidade. “O GTA está diretamente subordinado ao secretário de Segurança. Então, qualquer tipo de trabalho feito, direcionado para as eleições, deverá partir do gabinete do secretário de Segurança, para que possamos cumprir imediatamente”, reiterou, ressaltando que o GTA também estará pronto para atendimentos que envolvam o serviço aeromédico, mas reforçando que os eleitores tenham cuidado com os deslocamentos, pelas estradas e rodovias, aos municípios no período de votação para evitar acidentes.

Polícia Civil

A Polícia Civil também estará atuando de forma suplementar à Polícia Federal nos flagrantes e procedimentos de crimes eleitorais no dia da votação. Nos locais em que não houver unidade da PF, a Civil está autorizada a realizar flagrantes e instaurar inquéritos policiais, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública. Assim, os casos envolvendo crimes eleitorais podem ter o flagrante feito pela Polícia Civil, mas o caso será encaminhado à Polícia Federal, que é o órgão responsável pelas investigações de crimes no âmbito da votação. 

“O objetivo é realizar as atividades de apuração das infrações penais comuns e, de forma supletiva ao trabalho da Polícia Federal, na autuação dos flagrantes de crimes eleitorais. Então, a PF se estiver presente fará a autuação em relação aos crimes eleitorais, e nos demais municípios, a PC fará essa autuação de forma supletiva. Nos demais locais, a PC fará o lavramento dos procedimentos de crimes penais”, detalhou a coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas.

A população pode contribuir com a garantia da ordem na realização do pleito eleitoral, assim como também no tocante à própria segurança pública na capital e no interior do estado. As denúncias e informações podem ser repassadas através do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

*Com informações da SSP/SE

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares