Guarda Municipal apreende cocaína no Parque da Sementeira
Cotidiano 04/02/2012 09h30Na tarde da última quinta-feira (2), por volta das 17h, a equipe do Ciclopatrulhamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizou a apreensão de oito cápsulas de cocaína e uma pequena quantidade de maconha. A droga foi encontrada no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) com um grupo de jovens.
Segundo o gurada municipal Guerra, a equipe realizava ronda rotineira quando observou dois casais em atitude suspeita. “Quando nos aproximamos percebemos que um dos acusados tentou se desfazer de algo, então resolvemos abordá-los. Realizamos uma revista minuciosa nos rapazes e em seguida olhamos a bolsa que estava com uma das garotas. Dentro da mochila encontramos as cápsulas contendo um pó branco que suspeitávamos ser cocaína e uma pequena quantidade de maconha”, relatou o guarda municipal.
Os suspeitos foram conduzidos para a sede da GMA, situada dentro do parque, onde foram ouvidos preliminarmente e identificados. Constatou-se que o grupo era formado por dois adolescentes de 17 anos e dois adultos de 18 e 27 anos, respectivamente. Após esse procedimento, o grupo foi levado para a Delegacia Plantonista, onde foram autuados em flagrante por posse ilegal de substância entorpecente.
Ciclopatrulhamento
O trabalho da GMA tem no grupo de Ciclopatrulhamento um importante reforço da segurança em espaços públicos bastante visitados por aracajuanos e turistas. Desde 2009, é muito comum encontrar esses profissionais sobre duas rodas em pontos de lazer como o Calçadão do bairro 13 de Julho, Parque da Sementeira e Orlinha do Bairro Industrial.
Para o diretor-geral da GMA, major Edênisson Paixão, o trabalho dos guardas no Ciclopatrulhamento é fundamental porque é possível não só coibir, mas resolver de forma mais rápida as infrações ocorridas nesses lugares. "Temos uma aceitação muito boa da população. Com as bicicletas é possível chegar de forma mais rápida ao infrator. Houve casos de furtos e roubos no Parque da Sementeira, por exemplo, em que conseguimos deter o suspeito nas proximidades do shopping. Nesse caso, só logramos êxito porque estávamos de bicicleta", reconhece.
As ocorrências são denunciadas pelos próprios frequentadores dos pontos onde a guarda atua. "Além dos roubos e furtos e do uso de drogas, em especial crack e maconha, era comum encontrarmos pessoas praticando atos obscenos. Todas essas infrações vêm diminuindo bastante ", acrescenta o major Edênisson.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos