Guardas municipais participam de curso de formação profissional
Cotidiano 27/09/2012 17h00
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está em fase final do curso de formação, capacitação e atualização profissional, que objetiva proporcionar aos 100 novos Guardas Municipais (GMs), oriundos de concurso público deste ano, a compreensão e dominação das diversas técnicas para o empenho das funções.
São 140 guardas municipais que agora estão aprimorando os conhecimentos e as técnicas com aulas teóricas e práticas. O curso é gerenciado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE), entidade contratada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). As aulas são ministradas por especialistas da Polícia Militar (PM), GMs e professores civis.
O comandante da GM, major Edênisson Paixão, enfatiza a importância do curso para os profissionais. "Toda capacitação é importante, principalmente para o órgão de segurança. Todo o efetivo está sendo capacitado para que prestem serviços para a sociedade, além disso, os guardas passam por treinamento que integra atividades paralelas de fortalecimento do Programa Paz na Escola, implantado na rede municipal de ensino", diz.
O curso de formação e capacitação tem o total de 12 semanas de aulas práticas e teóricas, as disciplinas ofertadas são distribuídas em seis módulos, totalizando 562 horas de aulas. Os GMs aprendem nas aulas práticas a defesa pessoal e o tiro ao alvo, incluindo o manuseio da spark - arma elétrica incapacitante, não letal.
O guarda municipal Mardem Rocha, que está em treinamento, fala da importância do curso para sua formação profissional. "É fundamental essa formação e capacitação de aulas teóricas e exercícios práticos para assimilarmos e aplicarmos da melhor forma possível na prática, o que aprendemos, e buscar a perfeição", disse.
Tenente da Polícia Militar e coordenadora da GM, Amanda Freitas, explica o período de treinamento. "Os 100 novos GMs tiveram o primeiro contato de atuação no evento da prévia carnavalesca "Pré-caju", que ocorreu no mês de janeiro deste ano. É o que chamamos de estágio. Agora com a capacitação, eles aprendem as técnicas de manuseio de armas e é concedido o porte de armas", disse.
Os GMs atuam na preservação do patrimônio, na fiscalização dos espaços e equipamentos públicos, no trânsito, e executa a segurança das autoridades municipais. A previsão de atuação dos 100 novos guardas será após o término do curso de formação, capacitação e atualização profissional, que tem o término marcado para o dia 2 de outubro, na próxima terça-feira.
Foto: Lizia Martins/Secom/PMA

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
