Hemose abre na sexta-feira, dia de São Pedro, das 8h às 12h
Cotidiano 28/06/2012 15h41O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que nesta sexta-feira, 29, dia de São Pedro e ponto facultativo no Estado, a unidade funciona das 8h às 12h. A decisão tem como finalidade restaurar o estoque estratégico de sangue da instituição e manter o atendimento da rede hospitalar do Estado.
A abertura do serviço de coleta de sangue também visa atender as pessoas que não participam da comemoração de São Pedro, último santo do ciclo junino. Durante o mês de junho, o Hemose registrou uma redução no número de doações, provocada pelos sucessivos feriados e as celebrações das festas juninas.
No sábado, 30, o serviço funciona no horário regular das 8h às 12h. A gerente da Coleta do Hemose, Florita Aquino, informa que a abertura do serviço aos sábados conta com a adesão de um número razoável de doadores regulares. Ela ressalta que, mesmo no período festivo, a unidade abre para atender os serviços de urgência e emergência e os cidadãos que estão com parentes doentes nos hospitais, precisando de transfusões de algum componente do sangue. “Esse é um dia em que são coletados de 50 a 70 bolsas. O número varia conforme o período e as campanhas”, pontua.
Para doar, basta comparecer ao serviço bem alimentado, ter acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional. No Hemose, o candidato à doação faz um cadastro com informações pessoais, segue para a pré-triagem, para verificar os sinais vitais, medição da pressão arterial, temperatura, altura, peso e o teste dosagem de hemoglobina, para verificar se a pessoa tem anemia.
Em seguida, o candidato passa por uma triagem clínica feita com um profissional médico ou enfermeiro. Cumprida essa etapa, o doador aguarda até ser chamado para a sala de coleta, onde é realizada a doação de sangue, com a retirada de uma bolsa com 450 ml de sangue.
O Hemocentro de Sergipe está localizado na avenida Tancredo Neves, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000 e 3259-3174.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
