Hemose funcionará no feriado da Independência do Brasil
Cotidiano 04/09/2012 15h48
Os feriados sempre são motivos de preocupações para os hemocentros brasileiros. Nesses períodos as pessoas aproveitam para viajar e o volume de doações reduz em torno de 20%. Para manter o estoque de sangue regular e atender a demanda da rede estadual, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá funcionar no feriado do dia 7 de Setembro, no horário de 8h às l2h.
Desta forma, o cidadão que vai viajar no feriado da Independência do Brasil e quer contribuir com o serviço de doação de sangue deve procurar o Hemocentro de Sergipe, que está localizado na Avenida Tancredo Neves, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A unidade funciona diariamente de 7h30 às 17h.
Para se tornar um doador, é preciso apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 a 67 anos. Adolescentes com 16 ou 17 anos também podem doar sangue, desde que autorizados formalmente pelos pais ou responsáveis legais.
Antes de doar é necessário se alimentar e ter repousado pelo menos seis horas. Não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem à doação. O candidato à doação também deve evitar fumar pelo menos duas horas antes de fazer a coleta de sangue. Quem toma remédios controlados ou de forma contínua deve se informar, no próprio serviço de coleta sobre restrições à doação.
Ampliação
De acordo com o serviço de Captação de Doadores de Sangue, a instituição trabalha para manter uma coleta diária entre 100 a 120 bolsas de sangue. Somente nos meses de julho e agosto, a média diária de doações oscilou entre 70 a 80 bolsas coletadas. Já em relação ao primeiro quadrimestre deste ano, foi constatada uma redução de 30% nas doações.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
