Hemose lança campanha de doação de sangue para o Carnaval e Pré-caju
Cotidiano 15/01/2013 15h30

Por Elisângela Valença

Com o estoque muito baixo e atendendo às demandas de rotina com muita preocupação, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) lançou mais uma campanha de doação de sangue, com foco no período do Pré-Caju e Carnaval.

“Em período de festas, a demanda aumenta por conta dos acidentes e as doações caem por ser um período de festa”, disse o superintendente do Hemose, Renato Dantas, explicando o slogan da campanha ‘Antes de cair na folia, doe sangue’.

Segundo o superintendente, a condição ideal é que o Hemose tivesse 120 doações de sangue por dia. A média de doações diárias atualmente está em cerca de 80. “Hoje, só temos 188 bolsas no estoque, apenas duas de sangue O negativo, que é doador universal, e nenhuma de B negativo, que é mais raro”, disse Renato. Sangue de fator RH negativo é a maior carência do Hemose.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Hemose, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) tem uma média de demanda diária de 90 bolsas. “Atendemos à rotina com preocupação. Se acontecer algum desastre, será uma calamidade”, disse o superintendente.

Quando a situação se agrava, eles acionam o Serviço Social do Centro para convidar doadores. Foi o caso de Jonathan da Silva, 21 anos, que tem sangue O negativo. “Recebi uma ligação e vim, pela terceira vez, ajudar, cumprir meu papel social”, disse.

O Hemose tem uma parceria com o BaneseCard para esta convocação de doadores. “Mandamos a lista de doadores par ao BaneseCard, que aciona o serviço de callcenter deles para esta ação”, explicou Renato.

Igreja Batista

Quem também iniciou uma campanha de doação foi a Igreja Batista, como parte das comemorações dos cem anos da igreja em Sergipe. Segundo a vice-presidente do Conselho do Centenário dos Batistas em Sergipe, Ailda Lima Lemos, de 23 a 29 de janeiro, vai acontecer a 93ª Convenção Batista Brasileira, em Aracaju.

“Teremos gente do Brasil inteiro aqui e montamos esta campanha para trazermos mil doadores ao Hemose até o dia 14 de fevereiro”, disse Ailda, acrescentando que os visitantes também farão doações.

Como doar

Para doar é muito simples. Basta comparecer ao Hemose, de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h, fechando apenas aos domingos. As tardes e os sábados costumam ser os períodos mais tranquilos para doação. Quem quiser pode agendar o horário da doação por telefone. Os números para agendamento e informações são 3225-8000 e 3259-3174.

O doador tem que ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, dormir bem na noite anterior à doação, não beber e não fumar à véspera, comparecer ao Hemose bem alimentado e portando documento oficial com foto. Não se deve estar de jejum para fazer doação de sangue. Num exame, a quantidade de sangue retirada é mínima, cerca de 10ml, por isso pode ser feito em jejum. Na doação, são retirados 450 ml de sangue.

Quem tem tatuagem ou piercing há mais de um ano também pode doar sangue. Ao chegar ao Hemose, o doador passa por uma triagem, com pesagem, testes e entrevista. O doador de sangue ainda ganha isenção da taxa de inscrição de concursos públicos e vestibular.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos