Hemose precisa com urgência de doações sangue dos tipos A- e B+
Cotidiano 24/01/2013 18h10Por Adriana Meneses
Operando com baixo estoque de bolsas de sangues dos tipos A negativo e B positivo, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está convocando doadores para que o órgão possa atender às necessidades de toda rede hospitalar de Sergipe diariamente.
De acordo com superintendente do Hemose, Renato Dantas, os tipos sanguíneos A negativo e B positivo são considerados raros na população, fator que contribui para o baixo estoque. “Hoje temos apenas duas bolsas de sangue do tipo B positivo e cinco do tipo A negativo e, em caso de uma tragédia, não conseguiríamos salvar tantas vidas”, afirmou
Pensando em conseguir um número maior de doadores, o Hemose fez uma parceria com o Banese Card, onde o banco utiliza o cadastro de doadores do Hemose e através, do call center, faz a convocação. “É uma parceria que está dando certo. Diariamente são feitas aproximadamente 50 ligações e, assim, aos poucos vamos conseguindo alguns doadores”, disse.
Atualmente os cadastros do Hemose possuem os contatos de 7.830 doadores do tipo B positivo, e 2.990 A negativo, os quais fizeram no mínimo uma doação nos últimos cinco anos. Renato lembra que todo sangue doado passa pelos testes de tipagem sanguínea e análise sorológica. “Todo sangue desse doador precisa ser processada nos hemocomponentes, plaquetas, hemácias e plasma, para atender as necessidades dos pacientes que estão precisando de sangue ou seus componentes nos diversos hospitais do Estado”.
Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, estar alimentado e descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, em caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.
Os interessados em fazer uma doação e salvar várias vidas devem se deslocar até a sede do Hemose, localizada Av. Pres. Tancredo Neves, S/N, Capucho Aracaju, atrás do Hospital de Urgência de Sergipe, nos seguintes dias e horários: de segunda à sexta-Feira, das 7h às 17h; sábados e feriados das 8h às 12h. Outra opção é agendar a doação através do site http://www.hemose.se.gov.br/cadastro_agenda/cadastro.php

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
