HIV e Sífilis: Saúde realiza 100 testes rápidos na Viação Progresso
Cotidiano 26/01/2013 10h24Na tarde da última sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Aracaju realizou 100 testes rápidos para diagnóstico de HIV/Aids e Sífilis com os funcionários da Empresa de Transporte Viação Progresso, no bairro Capucho. A coordenadora de Vigilância em Saúde da SMS, Cristiane Ludmila Borges, diz que "a ação reforça a estratégia do Ministério da Saúde de descentralizar a oferta dos testes rápidos".
"Buscamos levar o diagnóstico aos espaços onde as pessoas estão cotidianamente. No dia 31 de janeiro, a SMS ainda realizará mais testes de HIV e sífilis no bairro Ponto D'antas na Associação de Moradores", afirma Cristiane Ludmila.
Unidade Móvel ‘Fique Sabendo'
A ação da SMS contou com a parceria da Secretaria do Estado da Saúde (SES), que disponibilizou o ônibus da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo' para o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis.
Para o motorista Jeferson Santos Araujo, 32 anos, passar pelo teste rápido foi esclarecedor e importante. "O resultado foi rápido saiu em 15 minutos e o exame com a agulha não dói. O bom mesmo é que a gente fica sabendo que esta tudo bem e se cuida mais para evitar um susto no futuro. Para prevenir o HIV é essencial o uso da camisinha sempre", afirma.
A cobradora Lúcia Dias explica que foi a primeira vez que conheceu um método tão prático e eficiente para diagnóstico de doenças tão preocupantes e ainda sem cura, como a Aids. "A Secretaria Municipal de Saúde tem feito bem em reforçar esse cuidado levando os testes aos próprios trabalhadores no ambiente de trabalho", observa.
Centro de Testagem e Aconselhamento
Para reforçar o diagnóstico e prevenção das DSTs, a Prefeitura de Aracaju mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos, e está aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, para todos os cidadãos. Estão disponíveis gratuitamente exames para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Para ter acesso ao serviço é necessário apenas o número do Cartão SUS e um documento de identificação.
Fonte e foto: Agência Aracaju de Notícias

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
