Homem de 60 anos morre no hospital de Propriá à espera de leito de UTI
Paciente era beneficiário do Ipesaúde e estava internado há oito dias Cotidiano | Por Aline Aragão 10/03/2021 18h32Depois de oito dias internado, Maurilio Silva dos Santos, de 60 anos, perdeu a luta para a Covid-19. Ele morava no município de Neópolis (SE), na região do Baixo São Francisco, e estava internado em um leito de enfermaria no Hospital Regional de Propriá, onde morreu sem conseguir vaga de UTI.
Seu Lilo, como era conhecido, era beneficiário do Ipesaúde e foi internado no dia 2 de março no hospital de Neópolis. Com a piora do quadro, foi tranferido para Propriá no sábado (6), e desde então a família buscava junto ao plano a tranferência para um leito de UTI.
A esposa, Ana Sueli, acampanhou a piora do esposo sem poder fazer nada. Ela disse em entrevista ao G1 que ligava para a assistência social do Ipesaúde todos os dias, mas a informação que recebia era que sempre tinha alguém na frente dele e não havia vaga de UTI, era preciso esperar.
Nessa terça-feira (9), a vaga apareceu, mas já foi tarde. A assessoria de comunição do Ipesaúde confirmou ao F5News que o paciente precisava de um leito de UTI, mas que não havia vaga disponível. "Ontem apareceram duas vagas e ele seria regulado com prioridade, mas estava muito instável e não pode ser transferido", disse. Seu Lillo morreu na noite dessa terça-feira.
Nesta quarta-feira (10), o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou 597 casos da Covid-19 e 14 mortes nas últimas 24h.
De acordo com a SES, em Sergipe, a Taxa de Letalidade está em 1,9%, a de Mortalidade 133,0 por 100 mil habitantes. A taxa de incidência está em 6.833,8 por 100 mil habitantes.
A taxa de ocupação nos leitos de UTI no SUS é de 74,3% e na rede privada, de 94,4%.





