Hospital Cirurgia deve regularizar centro cirúrgico em 90 dias
Cotidiano 21/09/2012 18h41Por Míriam Donald
Diante das condições do centro cirúrgico e da sala pós-anestésica do Hospital de Cirurgia, o Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), através da Promotoria dos Direitos à Saúde, solicitou que a Vigilância Sanitária fizesse uma fiscalização. Após inspeções e reinspeções feitas, sendo a última realizada neste mês, foi observado que várias deficiências e inadequações foram regularizadas, mas algumas situações ainda precisam ser analisadas para que os usuários não sejam prejudicados. Para organizar uma forma de sanar as inadequações subsistentes, uma audiência foi realizada nesta sexta-feira (21) no MPE.
Em audiência, o representante da sociedade de Anestesiologia de Sergipe informou que atualmente o que dificulta os trabalhos são as deficiências de equipamentos, sendo que a Vigilância Sanitária informou que estão monitorando todas as inadequações subsistentes estabelecendo cronograma de correção e que a situação pode ser corrigida através do cronograma.
Para resolver a situação, o Hospital Cirurgia comprometeu-se em elaborar Manual de normas e rotinas operacionais do Centro Cirúrgico, bem como disponibilizar mais um caro de emergência como desfibrilador para dar suporte a oito salas, além da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) no prazo de 90 dias.
Em igual prazo, será adquirida uma caixa de urgência e emergência para o transporte de pacientes graves, além de adquirir lâminas de laringoscópio suficientes para a demanda, bombas de infusão, e manter o funcionamento de 16 monitores multiparamédicos para atender às salas de SRPA.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
