Superlotado, Hospital da Unimed alerta para casos graves da Covid em SE
A UTI da unidade opera em 110,5%, enquanto os leitos de enfermaria somam 108% Cotidiano | Por Saullo Hipolito 06/03/2021 10h07De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Unimed possui uma taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 110,5%, sendo 19 leitos criados especificamente para o combate ao vírus e 21 sendo ocupados. Em relação aos leitos de enfermaria, a ocupação atinge 108%, sendo 37 criados e 40 ocupados.
Com isso, há mais de uma semana foram suspensas as cirurgias eletivas.
A diretoria da Cooperativa informou neste sábado (6) que o sistema de saúde está em alerta máximo, em momento crítico, dificultando a adesão de novos leitos devido à escassez de recursos humanos e, por vezes, insumos.
Este é o momento considerado mais crítico ao longo dos 36 anos de existência da Unimed, segundo a gestão. “Em meio a toda dificuldade, a cooperativa afirma o compromisso com a sociedade sergipana e continuará atuando, incansavelmente para salvar vidas e atender às necessidades de todos os clientes. O corpo clínico e técnico está indo à exaustão mas manterá a dedicação e priorização da assistência aos usuários enfrentando todas as barreiras. A cooperativa pede a colaboração de todos neste momento, pois é a ajuda necessária para vencer este inimigo”, afirmou em nota.
“A Unimed Sergipe aproveita para pedir a compreensão dos seus clientes e clama por conscientização por parte da população que deve seguir as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, principalmente no que se refere ao uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel”, concluiu a comunicação do hospital.





