Hospital de Cirurgia encerra oficialmente parte dos leitos de Covid-19
Pior momento da pandemia foi superado, mas cuidado deve continuar, diz unidade Cotidiano | Por F5 News 26/09/2020 14h20 - Atualizado em 26/09/2020 17h42Nesta sexta-feira (25), o Hospital de Cirurgia, em Aracaju, comunicou o fechamento de parte dos leitos destinados aos pacientes infectados com o novo coronavírus, a Covid-19. Foram encerrados oficialmente 20 leitos de UTI (10 SUS e 10 Ipesaúde) e 15 leitos de enfermaria (6 SUS e 9 Ipesaúde) específicos para o atendimento a esse público.
Segundo o hospital, essa é uma data significativa para a unidade de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. "Graças a um bom planejamento, ações prévias, garra, coragem e comprometimento dos nossos colaboradores, principalmente dos nossos profissionais linha de frente, em busca de um tratamento eficiente para os pacientes Covid-19, conseguimos ultrapassar essa pior fase da pandemia de cabeça erguida", afirmou.
De 1º de abril a 24 de setembro deste ano, o Cirurgia – hospital filantrópico de Sergipe – atendeu 540 pacientes, sobretudo de alto risco de vida, chegando a disponibilizar 70 unidades de internamento, sendo 40 de UTI, 28 de enfermaria e 12 de acomodação individual. Com o encerramento oficial, o Cirurgia passa a ter 20 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria.
"Superamos o pior momento da pandemia, mas ela ainda existe. Portanto, não podemos nos descuidar! Higienizem sempre as mãos, usem máscaras e mantenham o distanciamento social", postou o hospital.
Ao F5 News, a assessoria do hospital informou que foram encerrados apenas alguns leitos que trataram a Covid-19 no momento mais crítico da pandemia, porém, continuam 20 leitos de UTI e 15 de enfermaria para atendimento de infectados com a doença. "Antes, contávamos com 70 unidades de internamento, sendo 40 de UTI, 28 de enfermaria e 12 de acomodação individual. Inclusive já retornamos com algumas atividades como cirurgias cardíacas (pacientes eletivos) e vasculares. E iremos retornar o atendimento do Ambulatório em outubro", ressaltou.
Abaixo confira o vídeo do encerramento simbólico da Ala B COVID-19 - composta por 10 leitos de UTI e 12 de acomodação individual -, que agora passará a cuidar de pacientes cardíacos.





