Huse realizou mais de 78 mil exames radiológicos nos últimos dez meses
Profissionais do Huse desenvolvem um trabalho na produção de imagem do corpo
Cotidiano 06/11/2020 12h30

É através da boa imagem feita pelo profissional de radiologia que o médico realiza um bom diagnóstico. Por isso, é importante contar com excelentes profissionais na área de radiologia. O empenho e dedicação deles merecem destaque seja na hora de produzir as imagens ou de interpretá-las. Os profissionais da área que atuam no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), desenvolvem um importante trabalho na produção de imagem do corpo e nos últimos dez meses foram contabilizados mais de 78 mil exames radiológicos, permitindo diagnosticar situações patológicas diversas na qual o médico não pode ver a olho nu.

O Huse conta com 74 profissionais em radiologia, sendo 19 técnicos em tomografia e 55 em radiologia, mas para que o serviço prestado pelo setor esteja de acordo com o padrão de qualidade exigido e oferecido pelo hospital, toda a equipe e o trabalho devem estar alinhados, como explica a Referência Técnica de Radiologia do Huse, Maria Giselma de Mendonça.

“Isso é importante para que o médico possa detectar as patologias e traçar um tratamento adequado para cada caso. Todo bom diagnóstico precisa de uma boa imagem e para essa boa imagem é necessário em excelente profissional das teclas radiológicas. Por isso, o técnico em radiologia é o responsável por executar os exames radiológicos, posicionando de forma correta os pacientes e escolha dos melhores parâmetros técnicos para um exame adequado. Já o radiologista faz a leitura e interpretação das imagens geradas pelo técnico, elaborando um relatório com o detalhamento dos achados na imagem e propondo um diagnóstico e tratamento para o paciente”, explicou Maria Giselma.

Significado

Radiologia significa o estudo das radiações e do seu emprego nos diagnósticos ou tratamentos. O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou um prêmio Nobel pela descoberta. As aplicações médicas disto revolucionaram a Medicina, pois se tornou possível enxergar o interior dos pacientes.

Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires. Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densitometria óssea. A área médica de diagnóstico por imagem passou a ser chamada de “Imagionologia”.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares