Idoso suspeito de matar esposa em Propriá já está solto
Feminicídio aconteceu no Povoado São Vicente, no dia 7 passado Cotidiano | Por Aline Aragão 09/11/2020 15h55Já está em liberdade o homem suspeito de assassinar a própria esposa no povoado São Vicente, Zona Rural de Propriá (SE), no último sábado (7). Durante audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (9), José Valdir Santos, de 66 anos, foi beneficiado com a liberdade provisória, sem arbitramento de fiança, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O idoso foi preso em flagrante na tarde do sábado (7) suspeito de matar a esposa, Rosimeire Nascimento dos Santos, 67 anos. De acordo com informações do 2º Batalhão da Polícia Militar, os vizinhos da vítima acionaram o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O suspeito fugiu, mas em seguida retornou ao local e foi preso.
Segundo o delegado Antônio Wellington Brito Júnior, a morte da vítima foi provocada por asfixia e a motivação foi passional.
Outros dados
O Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2020 aponta um crescimento no número de casos de violência contra a mulher em todo país. No primeiro semestre deste ano foram registrados 147,4 mil chamados, um aumento de 3,8% em relação ao ano passado. Durante todo ano de 2019 foram registrados 266.310 casos de lesão corporal dolosa em ambiente doméstico. Ainda de acordo com o estudo uma mulher é agredida a cada dois minutos no país.
O levantamento revela também o crescimento de casos de feminicídio durante a pandemia do novo coronavírus, chegando a 648 casos no primeiro semestre deste ano, 1,9% a mais que o mesmo período em 2019, quando foram registradas 1.326 mortes. Ainda de acordo com o estudo, 89,9% das vítimas foram mortas pelos ex-companheiros.
De acordo com o anuário, em Sergipe foram registrados 11 casos de feminicídio em 2019, o mesmo número foi registrado somente no primeiro semestre deste ano.





