Idosos e deficientes sofrem com negligência de motoristas de ônibus
Audiência no MP discutiu o encaminhamento das queixas à SMTT Cotidiano 17/11/2011 17h02Por Míriam Donald
Uma audiência realizada na manhã desta quinta-feira (17), pela 4ª Promotoria do Cidadão Especializada dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência do Ministério Público (MP), retratou um quadro de problemas no relacionamento entre motoristas de ônibus e passageiros idosos.
O caso foi levado ao MP por Manuel da Lapa Costa, 68 anos, um dos protagonistas do problema, já que, segundo a promotora Berenice Andrade de Melo, que conduziu a audiência, houve também uma ocorrência com uma deficiente física, que não pode pegar o transporte por falta de lugar próprio para sua acomodação.
A questão levou ao MP dois motoristas porque não parar para idosos e não transportar a deficiente, além de registrar aproximadamente 10 casos de natureza semelhante.
Manuel da Lapa, apesar de chegar ao final da audiência, reclamou a imprudência na ouvidoria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMMT), afirmando que os ônibus não pararam para que ele pudesse pegar o seu transporte. Um dos mal entendidos também foi a separação do setor de atendimento com a ouvidoria, que agora é um setor projetado apenas para ouvir as reclamações, mas não atender as pessoas. Por isso lhe informaram que ele fizesse a queixa por telefone, o que, a seu ver, dificultou a resolução da situação, pois a queixa foi registrada, mas não houve um retorno.
“Tenho pelo menos umas cinco ou seis queixas efetuadas na SMTT e resolvi trazer para o Ministério Público. Os ônibus que eu peguei não estavam cheios, eram linhas normais, os motoristas que não costumam parar para os idosos mesmo” , disse Manuel.
Atendimento ao cliente
O procurador João Teles e a atendente Márcia Maria de Santana, ambos da SMTT, explicaram em audiência que o atendimento ao cliente é feito pessoalmente em casos de credencial para idoso e pessoa com deficiência, carteira de passe livre para este último segmento e também atendem reclamações efetuadas pessoalmente. Além desse serviço, existe à disposição da população a ouvidoria.
De acordo com a atendente Márcia Maria, as reclamações também podem ser efetuadas via internet no portal da SMTT, com fornecimento do protocolo.


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