INCA aponta 160 novos casos de câncer de boca até final de 2012
III Semana de Saúde Bucal irá alertar sobre essa enfermidade em Aracaju Cotidiano 18/10/2012 16h30Por Sílvio Oliveira
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que Sergipe terá mais 160 novos casos de câncer de boca até o final de 2012. Para prevenir e reverter essa situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, realizará a III Semana de Saúde Bucal no período de 22 a 26 de outubro.
A mobilização contra o câncer de boca acontecerá, simultaneamente, nas 43 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital e mostrará que a ida ao dentista a cada seis meses pode diagnosticar precocemente a enfermidade.
Serão oferecidos gratuitamente exames aos grupos de risco – mulheres na faixa etária entre 40 e 55 anos e homens na faixa etária entre 45 e 65 anos –, além de promover ações em prol da prevenção do câncer de boca, como panfletagem nas salas de espera e palestras. “Diagnosticamos este ano em Aracaju 30 casos”, informou Iucema Santana, coordenadora de Saúde Bucal.
Ela destacou que os exames são feitos rotineiramente na rede credenciada ao SUS. Com a III Semana, os exames serão intensificados, além das atividades de prevenção, a fim de que a população entenda que o dentista é o único profissional que diagnostica o câncer de boca através do atendimento. “Com simples ida ao dentista a cada seis meses podemos diagnosticar o câncer de boca, diferente de outros tipos. Se diagnosticado precocemente, há cura”, disse.
Foto: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
