Incêndio na Serra de Itabaiana já destruiu mais de dois mil hectares
Várias nascentes foram atingidas, com grande prejuízo aos recursos hídricos Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 26/02/2019 10h29 - Atualizado em 26/02/2019 11h57Com um incêndio que já dura quatro dias no Parque Nacional Serra de Itabaiana - no município homônimo em Sergipe -, já são calculados mais de dois mil hectares de área queimada até a manhã desta terça-feira (26). Segundo representantes do parque, várias nascentes foram atingidas e a perda de recursos hídricos é inevitável.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBM/SE), militares sobrevoam o local com o Grupo Tático Aéreo (GTA), para identificar se existe ou não a necessidade de reforço de brigadistas de outros Estados.
São mais de 30 pessoas combatendo o fogo no local, que começou no último sábado (23), sendo distribuídos entre brigadistas dos bombeiros, da Usina Pinheiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão que administra o local – , além de voluntários da região.
Ainda segundo o chefe do Parque Nacional, Maleno Costa, a água não está sendo suficiente no combate às chamas, isso porque cada indivíduo sobe a serra a pé, transportando cerca de 20 litros de água. O clima é outro fator que prejudica a ação dos brigadistas.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos