Incra entrega obras no maior assentamento de Sergipe
Cotidiano 12/03/2012 11h34Depois dos avanços para a implementação de um amplo sistema de irrigação, que deverá impulsionar a sua produção agropecuária, as cerca de 800 famílias que vivem no maior assentamento de Sergipe, o projeto Jacaré-Curituba, ganharão um novo motivo para comemorar.
No último sábado (10/03), os agricultores receberam oficialmente do Incra, a primeira etapa de um conjunto de obras destinado à promoção da melhoria da qualidade de vida no assentamento.
Localizado entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, o projeto de reforma agrária foi contemplado pelo Programa de Consolidação de Assentamentos (PAC), gerido pelo Incra, recebendo recursos que garantiram a construção de três praças de recreação, dois centros comunitários e um campo de futebol, além da recuperação de um posto de atendimento e a criação de duas novas unidades de saúde.
“A entrega dessas obras é um marco histórico no processo de promoção do desenvolvimento no Jacaré-Curituba. É um investimento social, que terá reflexo direto na qualidade de vida das famílias assentadas, facilitando o acesso à saúde e oferecendo toda uma estrutura voltada para o lazer e a prática do esporte no local”, analisou Manoel Messias de Meneses Freire, superintendente regional do Incra em Sergipe.
Para a conclusão da primeira etapa do pacote de obras do projeto Jacaré-Curituba foram investidos pelo Incra R$ 709,4 mil.
A Segunda Etapa das Obras
Iniciado em junho de 2011, o pacote de melhorias do PAC no projeto Jacaré-Curituba contempla, ainda, outras sete obras.
Além dos investimentos para facilitar o acesso das famílias assentadas aos serviços de saúde pública, o programa dedicou, também, atenção especial à promoção da Educação no assentamento.
No local, já está em andamento, a execução de obras para a reforma e ampliação de três escolas. “É uma obra que ajuda bastante, porque dá uma infraestrutura e deixa a escola maior e mais bonita. Os alunos vão ter mais espaço, vão poder visitar uma biblioteca e ter uma escola melhor. Isso tudo dá mais entusiasmo e estimula as crianças para o estudo”, avaliou a agricultora Dionísia Marques Neta da Silva, moradora do assentamento, referindo-se às obras na escola municipal de ensino fundamental “Zumbi dos Palmares”.
Para estimular a prática de esportes, especialmente, entre os jovens e crianças que vivem no Jacaré-Curituba, também estão sendo construídas no local quatro quadras poliesportivas. “Esse investimento em aparelhos comunitários voltados para o lazer e a prática esportiva irá contribuir muito para a formação das crianças e dos jovens do assentamento. É um investimento em cidadania”, afirmou Freire.
A segunda etapa das obras do PAC no projeto Jacaré-Curituba deverá ser entregue aos agricultores até o final do primeiro semestre deste ano.
No total, serão investidos para a conclusão das obras (da primeira e da segunda etapas) R$ 1,8 milhão.
Fonte: Ascom INCRA/SE

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
