INSS comemora 90 anos
Cotidiano 24/01/2013 10h12Por Elisângela Valença
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comemora, nesta quinta-feira (24), 90 anos de atividades no Brasil. São 30 milhões de benefícios pagos no país, sendo 16,8 milhões de aposentadorias.
Em Sergipe, o INSS é responsável por 293 mil benefícios. Destes, 140 mil as aposentadorias. “O INSS movimenta cerca de R$ 201 milhões em Sergipe. É ele que movimenta alguns municípios sergipanos, especialmente aqueles menores, que não possui um setor industrial ou comercial muito forte”, disse Leonardo Bittencourt, gerente-executivo do INSS em Sergipe.
No Brasil, são 720 agências do INSS. Em Sergipe, são 17 agências. “Sete delas foram inauguradas nos últimos dois anos”, disse o gerente-executivo. Para 2013, estão previstas a inauguração de mais cinco agências. No próximo dia 30, será inaugurada uma agência na cidade de Porto da Folha. Estão previstas ainda a inauguração nas cidades de Nossa Senhora do Socorro, Boquim, Itaporanga e Simão Dias.
O INSS custeia uma série de benefícios, como pensão, aposentadoria, licença-maternidade auxílio-reclusão. “O Instituto também atende aos benefícios de prestação continuada previstos na LOAS [Lei Orgânica da Assistência Social]”, explicou.
Em março do ano passado, a Gerência Executiva do INSS em Sergipe ganhou um prédio novo, no bairro Jardins. “Aqui é feito apenas o atendimento administrativo, não temos atendimento ao público, que continua acontecendo nas unidades”, disse Leonardo.
O atendimento do INSS começa pelo telefone 135 ou pelo site www.mps.gov.br. “No atendimento remoto, o usuário vai agendar tudo com a maior comodidade, escolher a data, o local de atendimento, que pode ser qualquer agência do INSS no Brasil”, explicou.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
