Instagram testa opção de esconder número de curtidas de fotos no Brasil
Testes para a mudança tiveram início em maio deste ano, no Canadá
Cotidiano | Por F5 News 17/07/2019 15h05 - Atualizado em 17/07/2019 16h28

O Instagram começou a testar no Brasil, nesta quarta-feira (17), a opção de não mostrar as curtidas das postagens dos seus usuários. Com o teste, apenas o autor das fotos ou vídeos poderá ter acesso ao número de likes das suas publicações. Os testes para a mudança tiveram início em maio deste ano no Canadá.

A proposta da empresa nasceu a partir da preocupação do efeito negativo das redes sociais na saúde mental dos usuários. Como resposta, o Instagram acredita que a divulgação do número de likes está diretamente ligado a esse mal estar causado.

"Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem. Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias", informa a empresa.

Opinião dos usuários

Ainda está cedo para ilustrar um panorama claro da opinião dos usuários com a mudança, mas muitos mostram-se satisfeitos com a nova opção. O estudante de 27 anos Leandro Oliveira reconhece os lados positivos e negativos da escolha.

“Achei uma decisão audaciosa e sensata do ponto de vista humano, mas do ponto de vista comercial pode ser algo extremamente inviável. Sinto que as curtidas coisificam as relações. É como aquele episódio de Black Mirror, as pessoas acabam pautando tudo nas curtidas e não se preocupam com o conteúdo e com os valores humanos, É assustador”, disse o estudante.

Já a estudante Letícia Rollemberg, de 21 anos, aprova a mudança, mas acredita que ainda há muito o que se fazer.

“É difícil crer que seja uma tentativa pura de promover um uso mais saudável da rede, porque sabemos que quanto mais dependentes dela, maior lucro será. Mas, com o número de manchetes alarmantes que relacionam o comprometimento da saúde mental e da autoestima de usuários, pode ter sido uma motivação real de evitar maior responsabilidade. Creio que para maior efeito dessa proposta seria necessário vetar qualquer acesso a número de curtidas, tanto do próprio usuário quanto de seus seguidores, assim como o número de seguidores e seguidos das contas”, opina Letícia.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos