Instituto de Identificação de Sergipe passa a ter agendamento eletrônico
Novo sistema promete dar comodidade, conforto e segurança ao cidadão Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 28/06/2018 11h40 - Atualizado em 28/06/2018 12h02O Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes é a unidade que controla e realiza a emissão do Registro Geral em Sergipe. A partir desta segunda-feira (2), o órgão receberá um novo sistema eletrônico para agendamento do atendimento local e, com isso, a perspectiva é de diminuição das imensas filas físicas e dos transtornos rotineiramente vividos pela população.
“Eles podem programar seu atendimento por meio de um telefone e também pelo site do órgão. Isso acaba com aquela situação em que o cidadão madruga para tentar a sorte de chegar ao instituto e conseguir uma senha de atendimento, já que o atendimento diário precisa ser limitado em decorrência do serviço em si”, diz a delegada Mayra Moinhos.
O atendimento será por blocos de horas, viabilizando 120 diários, com perspectiva de aumento para os meses seguintes. O novo sistema gera igualdade entre o cidadão que vem do interior, ou de locais mais distantes, que antes disputava uma vaga com pessoas mais próximas.
Para realizar o agendamento, o cidadão contará com dois canais de comunicação, o site do Agenda Fácil, onde realizará um pré-cadastro, e escolherá o dia e horário do atendimento; ou o número 08000 079 6100, que funcionará em horário comercial e terá um atendente facilitador. “Além disso, nada impede o cidadão de que ele passe na porta do Instituto de Identificação e faça o seu agendamento para uma data. Além da sede, o agendamento físico pode ser feito em qualquer unidade do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), ou em qualquer ponto de atendimento do órgão”, disse o papiloscopista Jenilson Gomes.
Efetivamente, o sistema de agendamento entrará em vigor na segunda-feira (2), mas o cidadão a partir de hoje já pode solicitar o agendamento por meio dos dois meios de comunicação. No site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) estão dispostos quais documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade.
“A queixa que entendemos que o cidadão tem com o instituto é a incerteza do atendimento, as senhas acabavam em questão de minutos, já existia uma pré-ordem feita pela população e quando chegava na entrega da senha 120, o próximo teria que tentar a sorte num outro dia, quantas vezes fossem necessárias, e isso vai acabar, vamos conseguir que ele se programe, tenha a segurança que será atendido e o conforto de não precisar madrugar”, afirma a delegada.
Segundo o superintendente de Modernização da Secretaria de Estado de Planegamento (Seplag), Rodrigo Farias, ter o novo sistema no Estado é um avanço significativo. “Atualizamos a ferramenta e o ganho é notório. A população sergipana passará a contar com uma ferramenta que facilitará o atendimento, dará maior conforto e segurança ao cidadão”, comenta.
Ainda segundo ele, o cidadão receberá um comprovante de agendamento pelo e-mail cadastrado, onde também será informado a documentação necessária e a confirmação do dia e horário.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos