Inclusão Social
Instituto oferta serviços gratuitos para pessoas com mais de 50 anos
Aracaju terá projeto piloto com foco no desenvolvimento dessa geração
Cotidiano | Por Will Rodriguez 27/09/2018 07h00

Atualmente, 54 milhões de brasileiros têm 50 anos ou mais. Em 2045, essa turma representará quase metade da população brasileira. E se engana quem pensa que essa geração está parada. Muito pelo contrário, viaja, frequenta restaurantes, faz exercícios físicos e se diverte com amigos da mesma faixa etária.

E é para ajudar no desenvolvimento deles que o Instituto GBarbosa, braço social da rede de supermercados, vai abrir na segunda-feira (1) uma sala multiuso na unidade Hiper Norte, onde serão ofertadas atividades gratuitas.

Academia comunitária, oficinas de memória e triagem de audiometria; cursos de trabalhos manuais como artesanato, bordados, corte e costura, ações de empreendedorismo e empregabilidade estão entre os serviços que serão disponibilizados.

“Esse espaço vai funcionar das 8h às 18h e é resultado de estudos que o nosso Instituto fez antes de concretizar o investimento social. Qualidade de vida para a terceira idade será o nosso compromisso”, afirma o gerente de Responsabilidade Social da Cencosud, Fábio Oliveira.

Ainda segundo Fábio, a ideia partiu de uma mudança de mentalidade do grupo em relação aos maduros. Acompanhando os efeitos da transformação demográfica, a rede já possui um programa de recrutamento para profissionais mais velhos e quer estimular o desenvolvimento desses talentos. “Quando você tem pessoas pensando diferente, você tem um time de alto resultado”, diz Fábio.

Para viabilizar o projeto piloto foram investidos cerca de R$ 300 mil, custeados com parte de recursos oriundos da venda de bolsas sustentáveis, mas o trabalho será desenvolvido com parceiros como a Fundat e o Senac.

A sala multiuso do IGB tem um projeto arquitetônico acessível e sustentável, com recepção, auditório com tratamento acústico e capacidade para 40 pessoas, cozinha experimental, varanda com horta comunitária, sala para atendimento médico e banheiros.

Interessados já podem procurar o Instituto, que fica na Av. Chanceler Osvaldo Aranha, bairro Novo Paraíso, zona norte da capital sergipana.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos