Instituto oferta serviços gratuitos para pessoas com mais de 50 anos
Aracaju terá projeto piloto com foco no desenvolvimento dessa geração Cotidiano | Por Will Rodriguez 27/09/2018 07h00Atualmente, 54 milhões de brasileiros têm 50 anos ou mais. Em 2045, essa turma representará quase metade da população brasileira. E se engana quem pensa que essa geração está parada. Muito pelo contrário, viaja, frequenta restaurantes, faz exercícios físicos e se diverte com amigos da mesma faixa etária.
E é para ajudar no desenvolvimento deles que o Instituto GBarbosa, braço social da rede de supermercados, vai abrir na segunda-feira (1) uma sala multiuso na unidade Hiper Norte, onde serão ofertadas atividades gratuitas.
Academia comunitária, oficinas de memória e triagem de audiometria; cursos de trabalhos manuais como artesanato, bordados, corte e costura, ações de empreendedorismo e empregabilidade estão entre os serviços que serão disponibilizados.
“Esse espaço vai funcionar das 8h às 18h e é resultado de estudos que o nosso Instituto fez antes de concretizar o investimento social. Qualidade de vida para a terceira idade será o nosso compromisso”, afirma o gerente de Responsabilidade Social da Cencosud, Fábio Oliveira.
Ainda segundo Fábio, a ideia partiu de uma mudança de mentalidade do grupo em relação aos maduros. Acompanhando os efeitos da transformação demográfica, a rede já possui um programa de recrutamento para profissionais mais velhos e quer estimular o desenvolvimento desses talentos. “Quando você tem pessoas pensando diferente, você tem um time de alto resultado”, diz Fábio.
Para viabilizar o projeto piloto foram investidos cerca de R$ 300 mil, custeados com parte de recursos oriundos da venda de bolsas sustentáveis, mas o trabalho será desenvolvido com parceiros como a Fundat e o Senac.
A sala multiuso do IGB tem um projeto arquitetônico acessível e sustentável, com recepção, auditório com tratamento acústico e capacidade para 40 pessoas, cozinha experimental, varanda com horta comunitária, sala para atendimento médico e banheiros.
Interessados já podem procurar o Instituto, que fica na Av. Chanceler Osvaldo Aranha, bairro Novo Paraíso, zona norte da capital sergipana.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos