Integrantes do Motu receberão vigilância
Cotidiano 23/08/2011 15h08A situação da desocupação e realocação das famílias do Movimento dos Trabalhadores Urbanos (MOTU) foi tratada na manhã desta quarta-feira (23) pela Promotoria de Defesa ao Consumidor do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE). O promotor de Justiça Eduardo D’Ávilla alertou que a questão deverá ser monitorada com ações específicas para evitar ações de invasores oportunistas, já que o objetivo é a proteção das famílias.
Essas famílias que serão resguardadas devem ser integradas ao movimento e constar no cadastramento da Secretaria de estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e nas suas realocações.
As principais ações discutidas foram o valor depositado em conta no dia 18 do mês atual com o esgotamento dos primeiros 30 dias para o dia 19 do mês seguinte, o prazo encaminhamento da cópia do contrato dos aluguéis para a Seides, recibos do aluguel antecedente e vigilância privada.
Foi alertado aos presentes que deve ser seguido um planejamento e cronograma expostos, esclarecendo-se que o valor depositado em conta deve obrigatoriamente ser utilizado para pagamento do Aluguel Social seguindo a Lei do mesmo. Será excluído do Programa aquele que não conseguir alugar uma residência no prazo de 30 dias, podendo ser reavaliado em casos especiais.
Além da cópia do contrato, o Motu deverá encaminhar antecipadamente à Seides os endereços para onde os alojados pretendem ir, para que a Secretaria possa elaborar a logística com os caminhões.
Foi acordada pela maioria dos componentes do Motu, que os alojamentos serão desmontados e desocupados para que seja providenciada pela Seides a vigilância privada e armada durante o dia e a noite, permitindo que a Polícia Militar seja acionada, caso haja a entrada de pessoas não autorizadas assim como a proteção das famílias que residem os celeiros da Rua Amapá e Espírito Santo poupando-as de novas invasões.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos