ITPS alerta sobre importância de verificação anual em aparelhos de saúde
Reunião reforça necessidade de verificação metrológica dos aparelhos de medir pressão arterial Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 28/12/2018 11h43 - Atualizado em 28/12/2018 12h59Com o objetivo de conscientizar hospitais, clínicas e postos de saúde, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) realizou uma reunião com os representantes desses órgãos e que fazem uso de aparelhos para aferir pressão arterial de modo a alertar que existe uma obrigatoriedade legal de que esses aparelhos sejam aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), uma vez por ano.
Segundo o ITPS, já na compra dos aparelhos é necessário que haja o selo metálico de aprovação do Inmetro. Mesmo assim, é necessário que haja um teste de calibração que é feito no órgão, ou de forma agendada na própria clínica.
Como esses aparelhos são usados para detectar como a saúde das pessoas está, é importante que haja o maior cuidado possível, uma melhor verificação, para que não haja erros, que podem ser irreversíveis.
“Se medir uma pressão, por exemplo, errada, o médico pode receitar uma medicação que piore a saúde do paciente. Nosso objetivo é proteger o cidadão, existe uma obrigação legal, mas dar essa segurança com equipamentos confiáveis é primordial”, disse o presidente do Instituto, Kaká Andrade.
Ainda segundo ele, ainda existem hospitais em Sergipe que não têm o hábito da verificação metrológica dos aparelhos, como imposto em lei. Se continuarem desta forma, o ITPS afirma que os locais estarão passíveis de multas.
De acordo com Aionara Figueiredo, gerente da Vigilância Sanitária dos Serviços de Saúde do Interesse em Saúde, a parceria e o poder de Polícia Sanitária são importantes para por o que está em lei em prática e proteger as pessoas.
Em caso de reprovação, o aparelho é colocado para conserto e ,após o procedimento, devolvido para nova verificação e liberação para o uso.
O órgão cobra rotineiramente os hospitais sobre as atualizações e para a gerente, a reunião teve saldo positivo. “Foi uma reunião esclarecedora, onde pudemos dirimir algumas dúvidas, além de entender mais sobre a aferição metrológica das balanças e dos esfigmomanômetros”, disse.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos